Você está aqui

Cozinha Brasil na Olimpíada do Conhecimento

O projeto, desenvolvido pelo Sistema FIERGS, participou do evento com ações de educação alimentar

Entre 24 e 27 de julho os melhores alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o Brasil estiveram reunidos no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, para a segunda fase da Olimpíada do Conhecimento. Mas, além das competições que envolveram a inovação tecnológica e a busca pela excelência, os participantes e visitantes da 20ª edição da Olimpíada conheceram o Programa Cozinha Brasil e aprenderam a preparar refeições com baixo custo e alto valor nutricional. O projeto, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), integrante do Sistema FIERGS, esteve presente na Olimpíada com ações de educação alimentar, realizando de forma gratuita cursos e oficinas.

Durante os quatro dias de evento foi realizada a divulgação do Programa, com distribuição de folhetos e degustação de produtos, e realização de oficinas e cursos. Nas oficinas foram apresentados os conteúdos técnicos do Programa e há a preparação de receitas. Já os cursos abordaram o programa completo de educação alimentar e nutricional.

As aulas, ministradas por nutricionistas, mostram como obter aproveitamento integral dos alimentos. O Cozinha Brasil, por meio dos cursos, conscientiza sobre a perda dos alimentos e apresenta a melhor maneira de reaproveitar os excedentes, como as cascas dos frutos que geralmente são jogadas no lixo. As receitas também apresentam alto valor nutritivo. Além disso, são repassados métodos para limpar os alimentos, maneiras de congelar e descongelar sem perder nutrientes, microbiologia e elaboração de lista de compras evitando o desperdício e valorizando a renda.

Publicado quinta-feira, 17 de Julho de 2008 - 0h00