FIERGS discute estratégias para renovação do SGP

Sistema beneficia 21% dos principais produtos exportados pelo RS

Um estudo realizado pelo Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS revela que 21% dos principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul foram beneficiados pelo Sistema Geral de Preferências (SGP) em 2007, enquanto a média nacional é de 15%. O Sistema concede ao comprador dos Estados Unidos a isenção do pagamento do imposto de importação, permitindo ao exportador brasileiro aumentar a sua competitividade.

Com o objetivo de garantir a continuidade do benefício, empresários e representantes de sindicatos participaram na tarde desta terça-feira (20), na sede da FIERGS, de uma reunião para iniciar as discussões sobre estratégias que levem o Congresso norte-americano a renovar a utilização do sistema, que tem data prevista para expirar em 31 de dezembro deste ano. As negociações estão sendo tratadas pelas federações das indústrias, com o apoio de sindicatos e associações.

"Sempre existe a ameaça de que alguns itens sejam retirados dos benefícios do SGP, por isso é importante definirmos estratégias para que a posição do Brasil seja mantida", destacou o coordenador do Concex, Cezar Müller. O encontro teve ainda a participação do diretor de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Mário Marconini. "A aprovação do SGP representa para os Estados Unidos apenas 0,22% das importações, um número muito baixo para que o país compre briga com o Brasil", afirmou.

No ano passado, o Rio Grande do Sul vendeu para os Estados Unidos US$ 1,77 bilhão. Deste total, US$ 1,47 bilhão está representado pelos 50 principais produtos da pauta gaúcha das exportações e US$ 383,69 milhões são beneficiados pelo SGP, em 14 setores da indústria. Juntos, somam US$ 8,75 milhões em impostos isentos pelos americanos.

Publicado Terça-feira, 20 de Maio de 2008 - 0h00