Pesquisa avalia empresas para mercado de capital

Trabalho será realizado no Estado pela FIERGS, IEL-RS, Bovespa e Fundação Dom Cabral

Entre 100 e 150 empresas gaúchas participarão de uma pesquisa realizada pela FIERGS, IEL-RS, Bovespa e Fundação Dom Cabral, com o objetivo de saber o seu potencial para abertura de mercado. O trabalho foi lançado durante o seminário Gestão, Governança e Mercado de Capitais − Perspectivas das Empresas Gaúchas, realizado nesta quarta-feira (14), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. A intenção da pesquisa é identificar o estágio atual dos empreendimentos do Estado e seu potencial para acessar o mercado de capitais. No final do ano será apresentado um relatório geral e o participante terá uma avaliação individual.

"Espero que estejamos criando um marco com relação à abertura de capital no Rio Grande do Sul", afirmou o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, Ricardo Felizzola, ao abrir o evento. O analista de Desenvolvimento de Empresas da Bovespa, Rogério Santana, lembrou que está acontecendo uma transformação neste segmento. "De 2004 até agora, 109 empresas abriram capital no Brasil e, somente em 2007, captaram R$ 55 bilhões", destacou ele. "A pesquisa vai possibilitar aos empresários saber em que estágio sua empresa está com relação a este assunto e quais os pontos fortes e fracos", completou. O diretor de Relações Institucionais e Mercado da Fundação Dom Cabral, Alexandre Fialho, disse ainda que o país passa por um momento de oportunidades. "Dentro deste contexto considero que o caminho de maior sustentabilidade é o da abertura de capitais", salientou.

O acesso ao mercado de capitais requer que as empresas estejam preparadas internamente, inclusive no que diz respeito a questões relacionadas à própria gestão da companhia e à adoção de boas práticas de governança corporativa, temas que serão objeto da pesquisa. O início das visitas e aplicação dos questionários que servirão de subsídio para o trabalho terão início ainda no mês de maio. O projeto apresentará ainda, para as empresas envolvidas, um relatório que poderá contribuir para a orientação daquelas que queiram se preparar para o acesso ao mercado de capitais por meio da adoção das melhores práticas de gestão e governança. A conclusão da pesquisa e a apresentação dos resultados estão previstos para o final desse ano.

Iniciativa similar foi realizada em Minas Gerais em 2007 e apontou que 59%, das 70 empresas mineiras consultadas, estariam em estágios intermediários ou avançados de preparação e, conseqüentemente, teriam média ou alta propensão a participar de um processo de abertura de capital.

Publicado quarta-feira, 14 de Maio de 2008 - 0h00