Você está aqui

Duo Cardinale Magnasco faz apresentação musical em Rio Grande e Pelotas

A temporada 2007 dos Concertos Sesi traz uma grande atração para Rio Grande e Pelotas. O talento musical do Duo Cardinale Magnasco, formado pela violinista Andrea Cardinale e pelo pianista Alessandro Magnasco, poderá ser visto no dia 20 de junho, na Escola de Belas Artes de Rio Grande, e no dia 21, no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas.

A dupla italiana tem formação de câmara reconhecida mundialmente em mais de 250 concertos realizados na Europa. O Duo irá executar obras de Mozart, Schumann, Paganini e Brahms. A apresentação, sempre às 19h, é gratuita e realizada pelo Sistema FIERGS, com direção artística do pianista Miguel Proença, e produção da Opus. Informações: 08000 51 85 55 e www.sesirs.org.br/lazer.

SOBRE AS OBRAS

A sonata em Sol maior para piano e violino de W. A.

Mozart é a primeira de um grupo de seis, compostas entre 1777 e 1778, durante sua estada, acompanhado da mãe, em Mannheim e Paris. Foram concebidas mais como peças de entretenimento doméstico que obras de concerto. Esse gênero de composição priorizava, na época, o papel do piano. Em Mozart, porém, é notável a total independência e valoração dos dois instrumentos, salientando-se o violino na seção em modo menor do Allegro em forma de Rondo do segundo movimento.

Alguns estudiosos sugerem que a concepção original da obra seria para piano e flauta. A quarta sonata do grupo (Mim) é a única em tonalidade menor (no primeiro movimento), cujo tema, anunciado dramaticamente pelos dois instrumentos em uníssono, é interpretado por alguns como uma representação da angústia de Mozart em abandonar o primeiro amor de sua adolescência, Aloysia Weber, que conhecera em Mannheim. O conjunto de sonatas é dedicado a Marie Elizabeth, consorte do Príncipe Eleitor do Palatinado, sendo conhecidas como "Sonatas Palatinas".

A sonata em La menor op. 105 de Schumann foi composta em 1851, em Dusseldorf, onde o compositor exercia o cargo de diretor de orquestra e coro. Possuiu o caráter eminentemente introspectivo e conflituoso (acentuado pela doença mental que começa nessa época a se manifestar) que faz de Schumann uma das maiores expressões do espírito do Romantismo.

Nicolò Paganini foi o maior violinista de seu tempo, contribuindo grandemente para a evolução da técnica do instrumento. I Palpiti é um conjunto virtuosístico de introdução e variações (concebidas originalmente para violino e orquestra, entre 1819 e 1821) sobre um tema da ária "Di tanti palpiti", da ópera Tancredi, de G. Rossini. A obra foi transcrita para violino e piano pelo violinista Fritz Kreisler, entre outros.

O scherzo para violino e piano em Do menor, de J. Brahms, composto em 1853, foi publicado postumamente em 1906 como terceiro movimento da conhecida "Sonata FAE (Fa-La-Mi)", artificialmente escrita "a seis mãos": o primeiro movimento é de Dietrich, e o segundo e quarto, de Schumann − em torno de quem se reunia o grupo de jovens artistas.

PROGRAMA

W. A. MOZART - (1756-1791) Sonata nº18 em Sol maior KV301

Allegro com spirito

Allegro

Sonata nº21 em Mi menor KV304

Allegro

Tempo di menuetto

R. SCHUMANN - (1810-1856) Sonata em La menor op.105

Mit leidenschaflichen Ausdruck (com expressão passional)

Allegretto

Lebhaft (vivo)

INTERVALO

N. PAGANINI (1782-1840) I Palpiti op.13

Larghetto cantabile

Recitativo

Andantino com tre variazioni

J. BRAHMS - (1833-1897) Scherzo para violino e piano em Do menor WoO 2

Publicado sexta-feira, 8 de Junho de 2007 - 0h00