Você está aqui

Desempenho Industrial cresce pelo quarto mês consecutivo

IDI-RS teve aumento de 4,5% no primeiro quadrimestre do ano

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul, medido pela FIERGS, cresceu 4,5% de janeiro a abril de 2007 comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação a abril de 2006, o IDI-RS também registrou igual elevação de 4,5%. Os números foram divulgados pelo presidente em exercício da Federação das Industrias do Rio Grande do Sul, Bolivar Moura, nesta quinta-feira (7). Este foi o quarto mês consecutivo de crescimento do índice, sendo que todas as variáveis no primeiro quadrimestre do ano estão positivas: vendas (7,4%), compras (9,4%), pessoal ocupado (0,5%), horas trabalhadas na produção (2%) e utilização da capacidade instalada (4%). "A base de comparação baixa de 2006, a repetição de uma boa safra neste ano no Rio Grande do Sul e a melhora do mercado interno, estão impulsionando a indústria a uma lenta recuperação", disse Moura, lembrando, porém, que as perdas dos últimos anos ainda vão demorar para serem recobradas.

Todos os setores industriais, com exceção de material eletrônico e de comunicação (-5,6%), estão com desempenho em ascensão, com destaque para máquinas e equipamentos (11,5%), veículos automotores (9,2%), móveis (6,9%) e alimentos e bebidas (3,3%).

Das indústrias pesquisadas, 62,4% tiveram aumento nas vendas nos primeiros quatro meses do ano. Este número no mesmo período de 2006 era 41,6% e em 2005 estava em 38,7%. "O resultado mostra que houve crescimento disseminado", salienta o presidente em exercício da FIERGS. "Esses índices poderiam ser ainda mais positivos se a valorização do real não estivesse restringindo tanto as exportações da indústria gaúcha", disse.

Publicado sexta-feira, 8 de Junho de 2007 - 0h00