Votorantin reforça investimentos no Estado

Em visita ao Estado nesta quinta-feira (15/3) para resolver questões relativas aos negócios da Votorantin Celulose e Papel (VCP), o diretor-presidente da empresa, José Luciano Penido, incluiu em sua agenda uma reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre. No encontro, além de falar da sua preocupação com a destruição de florestas de eucaliptos que seriam comercializadas, Penido reforçou que a empresa tem planos de expansão no Estado, que inclui investimentos de US$ 1,3 bilhão na construção de uma fábrica de celulose. A localização será anunciada em alguns meses.

De acordo com Penido, a VCP irá implantar um parque florestal no extremo Sul gaúcho, abrangendo um conjunto de 30 cidade, entre Pelotas, Rio Grande e Bagé. ''Nossa proposta é que, por ano, sejam plantados 17 mil hectares de florestas. E, em 2009, vamos tomar a deliberação sobre os investimentos industriais aqui no Estado, iniciando a operação em agosto de 2011'', garantiu. O empresário adiantou que os aspectos técnicos e ambientais da nova fábrica já estão sendo estudados.

Hoje todo o parque industrial da VCP está concentrado em São Paulo. ''Estamos neste momento alocando US$ 1,3 bilhão no Mato Grosso do Sul, na região de Três Lagoas, para construção de um megamódulo de celulose, muito semelhante ao que será construído no Rio Grande do Sul'', relatou Penido. Segundo ele, o investimento está sendo feito primeiro lá porque a floresta daquela região já está plantada há 18 anos.

Publicado sexta-feira, 16 de Março de 2007 - 0h00