Você está aqui

FIERGS lança Rede de Atendimento à Indústria

As indústrias gaúchas podem contar a partir de agora com uma moderna ferramenta para aumentar a sua competitividade e apoiar as suas tomadas de decisão. A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) lançou a Rede de Atendimento à Indústria (RAI). É um serviço que, de forma ágil, irá responder as principais dúvidas e orientar os empresários sobre os mais diversos assuntos, desde questões sobre segurança e saúde no trabalho, cursos e eventos até inovação tecnológica e articulação de parcerias. Também disponível para os sindicatos setoriais e as associações empresariais, a RAI é coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), que tem como vocação ser um articulador das soluções das demandas da indústria junto aos centros de conhecimento.

O principal objetivo deste serviço é possibilitar que os empreendedores de todas as regiões do Estado tenham suas necessidades por informações atendidas rapidamente por especialistas de diferentes áreas. Isso tudo sem precisar sair da empresa. Basta acessar o site da FIERGS (www.fiergs.org.br), entrar no campo Rede de Atendimento à Indústria e descrever as dúvidas que devem ser esclarecidas. Os técnicos da RAI, inclusive, podem entrar em contato com o empresário para buscar mais detalhes sobre as suas necessidades.

Outro diferencial da ferramenta, além da centralização de respostas sobre variados temas num único lugar, é o conhecimento dos especialistas da Rede. Eles não apenas respondem às inúmeras questões que fazem parte do ambiente industrial, mas também conhecem os caminhos necessários para reunir todo o conteúdo solicitado, acessando, quando necessário, centros de conhecimento e outras instituições parceiras.

Exemplos de algumas questões que podem ser respondidas por meio da RAI:

-Operacionalização de importação e exportação

-Serviços laboratoriais

-Execução de orçamentos de serviços

-Informações referenciais sobre cursos e eventos

-Normas de segurança e saúde do trabalho

-Elaboração de projetos

-Estatísticas sobre tarifas de importação dos diversos países

-Listas de produtos em acordos comerciais

-Consulta sobre instrumentos de defesa comercial

-Tratamento de questões logísticas e legislação

-Desenvolvimento tecnológico (design)

-Serviços técnicos especializados (operacionais e inspeção)

-Assessoria técnica e tecnológica em gestão empresarial, processo produtivo, saúde e segurança do trabalho e meio ambiente

-Estudos de mercado

-Certificação de produtos e processos

-Preços de serviços na área social (ergonomia, segurança e saúde do trabalho)

-Criação de relatórios específicos e indicadores de desempenho

-Auxílio na elaboração de petições de defesa comercial

-Consultoria e assessoria em comércio exterior e negócios internacionais

-Pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental

-Assessoria no processo produtivo

-Diagnósticos complexos na área de Educação

-Análise e desenvolvimento de planos de financiamento para empresas

-Customização de produtos na área de desenvolvimento humano

-Articulação de parcerias

Publicado quinta-feira, 25 de Janeiro de 2007 - 0h00