FIERGS reúne quatro senadores para defender emendas ao Orçamento

Todos os senadores gaúchos e o relator geral do Orçamento da União, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), estiveram reunidos hoje (4) na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, das 9h às 11h, discutindo a viabilização de 12 emendas elencadas pela entidade que totalizam investimentos na ordem de R$ 1,9 bilhão. O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, que conduziu a reunião, disse que o conjunto de emendas não representa interesses setoriais , mas que beneficiam toda a sociedade gaúcha. "Temos que trabalhar unidos para defender a economia gaúcha", disse. Entre as emendas, Tigre destacou investimentos para a navegação em Rio Grande e acesso ao porto; saneamento básico, e a construção do Ceitec. "Esta será primeira fábrica de chip da América Latina e poderá mudar o perfil econômico do Rio Grande do Sul", afirmou Tigre.

O senador Raupp disse no encontro, que teve a participação dos três senadores gaúchos: Paulo Paim (PT), Pedro Simon (PMDB) e Sergio Zambiasi (PTB), que as verbas para o Estado estão em R$ 5,7 bilhões, mas que devem chegar a R$ 7 bilhões. "O Orçamento deverá ser entregue dia 18 ou 19 de dezembro para ser votado no dia 21 ou 22", afirmou ele, salientando que o total do Orçamento deve chegar próximo aos R$ 80 bilhões. As emendas sugeridas pela FIERGS foram apresentadas pelo coordenador do Conselho de Infra-estrutura da entidade, Ricardo Portella Nunes, que também participou do encontro juntamente com o coordenador do Conselho de Meio Ambiente, Torvaldo Marzolla Filho, do coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar, Gilberto Petry, e dos deputados federais Francisco Turra (PP) e Eliseu Padilha (PMDB).

Além do porto de Rio Grande, do saneamento e da Ceitec, a FIERGS coloca como prioridades o aumento da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, construção de trechos rodoviários (como a Estrada do Inferno, trecho na divida SC/RS BR 472/RS 287 e BR 285, trechos Três Passos- Fronteira Brasil/Argentina na BR 468, trecho Barracão - Lagoa Vermelha - Nova Prata na BR 470, construção do trecho Santa Maria - Rosário do Sul na BR 158), adequação de trechos rodoviários, apoio a projetos de infra-estrutura e implantação de projetos de irrigação.

Publicado segunda-feira, 4 de Dezembro de 2006 - 0h00