A agenda programada para a missão empresarial e governamental gaúcha ao Chile, ao longo desta semana, começa nesta terça-feira (4), em Santiago, com o Seminário Oportunidades de Negócios RS-Chile, na sede da Sociedade de Fomento Fabril (Sofofa). O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que coordena a missão, Gilberto Porcello Petry, fará um pronunciamento na abertura do seminário, que terá a participação, ainda, do governador do Estado, Eduardo Leite; da vice-presidente da Sofofa, Janet Awad; do presidente do Capítulo Chileno do Conselho Empresarial Binacional, Luis Felipe Gazitúa; e do diretor de Assuntos Econômicos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores do Chile, Felipe Lopeandía. “O Chile compra muito dos Estados Unidos, Europa e Japão, a ideia é aumentar o intercâmbio comercial entre as indústrias do Rio Grande do Sul com o país”, afirma Petry.

O presidente da FIERGS destaca que o Acordo Amplo de Livre Comércio (ALC) assinado entre Brasil e Chile em 2018, dará novas oportunidades de negócios e investimentos para a indústria do Rio Grande do Sul. Petry esteve no Chile em setembro do ano passado, quando estabeleceu os primeiros contatos com representantes da Sofofa para realizar a missão que agora é concretizada.

À tarde, após o seminário, parte da comitiva realizará rodadas de negócios com empresas chilenas. Ao final do dia, representantes dos governos do RS e do Chile, juntamente com a FIERGS, farão uma reunião, quando o governador Eduardo Leite apresentará o potencial do Estado; e o presidente Gilberto Porcello Petry, o perfil da indústria do Rio Grande do Sul.

No ano passado, a balança comercial entre o Rio Grande do Sul e o Chile teve um saldo de mais de US$ 346 milhões, com o Estado vendendo ao país, sexto destino das exportações gaúchas, principalmente veículos (US$ 206,54 milhões), 42,17% do total da pauta. Já de origem chilena, o RS comprou especialmente produtos químicos orgânicos (US$ 41,68 milhões), 29% do total importado. Em 2019, entre janeiro e abril, o saldo da balança comercial do Estado com o Chile supera os US$ 130 milhões, tendo o RS exportado US$ US$ 179,3 milhões.

A missão prossegue até sexta-feira e a programação inclui também outras rodadas de negócios e visitas técnicas a empresas.

Publicado segunda-feira, 3 de Junho de 2019 - 16h16