O diretor administrativo e financeiro da Santa Clara, de Carlos Barbosa, Alexandre Guerra, apresentou o caso da cooperativa com mais de 100 anos de fundação (surgiu em 1912), a mais antiga do segmento lácteo do Brasil. Atualmente, a Santa Clara emprega mais de 2,1 mil pessoas e produz 350 itens entre laticínios, frigoríficos, doces e sucos. Guerra ressaltou a necessidade de qualquer empresa “trabalhar o relacionamento”, tanto com os funcionários como com os clientes. Na cooperativa, diz, os colaboradores participam de programas de qualificação e aperfeiçoamento, e a meritocracia é valorizada nas promoções internas.
O coordenador do Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi) da FIERGS, Marlos Schmidt, também participou do seminário, que teve ainda paineis sobre Gestão em um período de inovação disruptiva, com o professor da ESPM Filipe Muller; e sobre A importância da digitalização industrial, com o gerente operacional do Instituto Senai de Inovação em Metalmecânica, Victor Gomes. Também foram abordadas Realidade Virtual e Aumentada: A chave para o futuro está mais acessível do que nunca, com Pablo Boll, da Magne Assessoria e Consultoria; e Coaching em Vendas: Conduzindo uma negociação eficaz, com Dione de Oliveira, da Mentor e Coach de Negócios. Os casos da empresas TOTVS e Goxin igualmente foram apresentados.