O industrial Gilberto Porcello Petry tomou posse, na noite de sexta-feira (2), para mais um mandato à frente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul (Sinmetal) para o triênio 2019/2022. “A economia brasileira está em crise e alguns setores, com o metalmecânico, sofrem mais. De um modo geral, tem sido bastante afetado, e as capacidades ociosas estão elevadas. Mas, dentro do metalmecânico, o setor de fabricação de equipamentos para transporte, por exemplo, vem em recuperação em 2019, algo que começou ainda no ano passado”, disse Petry, que também é presidente da FIERGS.

Ele vê alguns sinais de que já se iniciou o processo para a superação da crise econômica. “Com a aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno, a expectativa da Reforma Tributária, mais a modificação da NR 12 que impacta demais na indústria, assim como a redução dos juros, há um movimento de que no segundo semestre a situação comece a melhorar e o ano que vem seja bom”.

O vice-presidente da FIERGS Gilberto Ribeiro deu posse a Gilberto Petry, que terá como vice-presidentes André Meyer da Silva, Guilherme Scozziero Neto e Otto Trost. O Sinmetal é um dos mais antigos sindicatos industriais do Rio Grande do Sul, tendo sido fundado em 16 de setembro de 1941. Sua base territorial compreende 412 municípios, onde operam 5,3 mil indústrias que geram 120 mil postos de trabalho. O setor metalmecânico participa com 13,1% na geração do PIB industrial gaúcho.

Publicado segunda-feira, 5 de Agosto de 2019 - 15h15