Quatro mulheres representantes da indústria e do associativismo do Rio Grande do Sul e de outros Estados compartilharam suas experiências na live “Mulheres na Indústria”, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta terça-feira (8). A vice-presidente do CIERGS, Maristela Cusin Longhi, a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, a integrante do Conselho de Futuras Lideranças (Conlider) da FIERGS, Stephania Portella, e a presidente do Sindipan-RS, Carla Carnevali Gomes, participaram da iniciativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na abertura do evento, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, deixou sua mensagem. “Todas são um exemplo de mulher na indústria, mas não apenas como gestoras empresariais. Além da atuação nas fábricas, elas dedicam boa parte de seu tempo pessoal e profissional às entidades representativas. Ou seja, é importante valorizar a mulher industrial, pois engrandece o trabalho das entidades. Para a FIERGS, a condição de um mundo melhor certamente passa pelo protagonismo das mulheres, especialmente as empreendedoras que homenageamos nesse evento”, declarou em vídeo gravado para o encontro.

Maristela Cusin Longhi , empresária da indústria moveleira Multimóveis, mediou o evento. “Sabemos que o lugar da mulher é onde ela quiser estar e as indústrias e entidades associativas contam com o potencial e competência das mulheres. É fundamental que tenhamos empreendedoras no setor industrial, assim como dirigentes de sindicatos e entidades de representação”, declarou a vice-presidente do CIERGS, ao ressaltar a importância da participação de cada uma das convidadas. Maristela relatou um pouco sobre sua carreira profissional iniciada aos 13 anos de idade e do crescimento da Multimóveis, que, hoje, é uma importante indústria exportadora do setor moveleiro.

A presidente da Findes, Cris Samorini, compartilhou a vivência de ser a primeira mulher a comandar a federação de seu Estado. Relembrou um pouco de sua trajetória por meio da atuação na Grafitusa, indústria gráfica familiar com 102 anos – empresa mais antiga em funcionamento no Espírito Santo. “A primeira tarefa que meu pai me colocou a fazer foi participar das reuniões de sindicato, porque sabia que aquele ambiente precisava de pessoas que trariam uma nova leitura”, relembra. A vivência empresarial e no associativismo desde cedo trouxe a ela parte da capacitação e dos conhecimentos necessários para gerir a federação industrial capixaba. "As mulheres trazem resultados diferentes, por práticas diferentes de gestão. Nós viemos fazendo essa construção dentro da federação, tanto é que conseguimos crescer de forma significativa o resultado financeiro. Hoje, cerca de 60% dos funcionários do Sistema Findes são mulheres – ao longo dos anos elas vêm ocupando espaço aqui dentro”, contabilizou.

Já a supervisora geral da Sultepa e conselheira do Conlider e do Dmae, engenheira Stephania Portella, disse que desde pequena imaginava atuar na empresa fundada por seu avô. “Fiz a minha formação voltada a esse sonho, entrei na Engenharia Civil da Universidade Federal do RS (Ufrgs). Dentro da empresa, passei pelos mais diversos setores”, enumerou. No associativismo, Stephania foi diretora do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e participou da formação do Conlider dentro da FIERGS, que iniciou como um comitê e, hoje, é um conselho, com o objetivo de desenvolver novas lideranças dentro da entidade. Mãe de duas meninas, ela destacou a importância de conciliar o papel materno e profissional, o que ocorre com muitas mulheres no mercado de trabalho e no associativismo.

Carla Carnevali Gomes, que também é proprietária da Panificadora Aparecida e diretora da FIERGS, rememorou a época em que saiu da segurança de um cargo público para se dedicar à indústria da panificação. A aproximação com a realidade sindical se deu em 2005, na busca por melhorias para as empresas do seu setor, por meio das trocas com outros representantes de indústrias. Relembrou que outras mulheres também vêm conquistando seu espaço dentro do Sindipan-RS – hoje, são nove na diretoria. Ela também deixou um incentivo às representantes femininas de todas as esferas. “Participe, se associe, venha agregar, participe do clube de mães, de associações, enfim, de entidades onde possam ser ouvidas. No Sindicato, senti essa abertura de ser ouvida e fez toda a diferença. Compartilhamos problemas e soluções, só tem a somar. Precisamos dar o primeiro passo, pois os desafios são grandes”, reforçou.

INTERNACIONALIZAÇÃO PARA MULHERES
Na live, a Gerência de Comércio Exterior da FIERGS também divulgou o projeto “Mulheres na Exportação”, que tem o objetivo de conectar indústrias brasileiras lideradas e/ou geridas por mulheres com compradores dos Estados Unidos. A iniciativa inclui etapas preparatórias com capacitação para a participação de rodadas de negociação de forma virtual, além de consultorias individuais com foco nas necessidades de cada empresa. O programa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Apex Brasil. Mais informações pelo e-mail: cinbusiness@fiergs.org.br ou pelo telefone (51) 3347-8866.

Assista à live “Mulheres na Indústria” completa no Canal da FIERGS no YouTube:

Publicado quarta-feira, 9 de Março de 2022 - 11h11