Fórum Invest RS discute aspectos da indústria Química e de Plásticos

O 2º Fórum Invest RS, evento realizado pelos sindicatos da Indústria do Material Plástico (Sinplast) e das Indústrias Químicas (Sindiquim) do RS, com o apoio da Braskem, discutiu na última segunda-feira, na FIERGS, aspectos gerais dos dois segmentos assim como os programas de incentivo do governo. O presidente do Sinplast , Gerson Haas,  disse que o Estado está na dianteira e precisa continuar assim para que a indústria cresça mais. Já o presidente do Sindiquim, Newton Mario Battastini, reforçou que a indústria química no Rio Grande do Sul é transversal, ou seja, presente em todas as áreas. “O Estado produz poucas matérias-primas hoje, e praticamente dependemos 100% de outros estados ou países. Nós praticamente mantemos a cadeia da indústria e do agronegócio, que também utiliza nossos produtos. E o plano que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico nos apresenta vem a somar muito”, afirmou ele, se referindo, entre outros aspectos, ao Polo Integrado da Química RS, desenvolvido entre os municípios de Montenegro e Triunfo.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, ressaltou os diferenciais competitivos oferecidos para as empresas que tem interesse em investir no Polo Integrado da Química, em Montenegro e Triunfo, como a proximidade do Polo Petroquímico e do Terminal de Conteiners (Tecon) Santa Clara, que possui ligação direta com o Porto de Rio Grande por hidrovia. “O Estado dispõe de programas que incentivam a instalação de indústria num espaço planejado para atender as especificidades que o setor exige, oportunidades que incluem aquisição de terreno com até 90% de abatimento e desconto no ICMS incrementado gerado pelo investimento, por exemplo”. Também foram abordados os programas de incentivo oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) as empresas como o Fundo Operação Empresa (Fundopem-RS) e o Programa de Implantação de Distritos Industriais (Proedi).

Publicado segunda-feira, 21 de Março de 2022 - 16h16