A questão energética é um dos temas mais debatidos na Alemanha entre representantes governamentais e empresários que participam, até quinta-feira (2 de junho), da Feira de Hannover. Na segunda-feira, ocorreu em uma sala nos pavilhões do centro de convenções um seminário que envolveu a Embaixada do Brasil na Alemanha, o governo do Rio Grande do Sul, a FIERGS e outros parceiros. Participaram o chefe do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Alemanha, Rômulo Neves; o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry; e o diretor do Centro Brasileiro de Internacionalização e Negócios (Cebras), João Dalla Costa, que discutriam o tema juntamente com o chefe da Casa Civil do governo do RS, Artur Lemos. O governo do Estado já firmou parceria com as empresas White Martins e Enerfín para a realização de estudos sobre projetos que envolvam a produção de hidrogênio verde, uma das principais alternativas para a descarbonização da economia do planeta.

Quem circula pelos corredores da feira também vê bastante destaque para os setores de robótica, automação, indústria 4.0 e inteligência artificial. Nos estandes, robôs e braços artificiais mostram o que há de novidade para quem deseja modernizar e tornar mis eficiente a operação de uma fábrica. Além disso, produtos inovadores também são apresentados, como uma bicicleta feita de plástico, sendo 60% dele reciclado, fabricada pela empesa alemã Igus. A ideia é colocá-la no mercado até o final do ano. A empresa Festo, por sua vez, inventou um pássaro que voa como se fosse verdadeiro, até batendo asas, sem hélice nem turbina, operado por controle remoto.

Crédito fotos: Enir Grigol

Além da feira na Alemanha, parte da delegação da missão prospectiva à Europa promovida pela FIERGS, acompanhada de representantes do governo do Estado, irá também aos Países Baixos, onde a partir desta quarta-feira (1º de junho) fará visitas técnicas a indústrias e parques eólicos offshore para tratar de energias renováveis. Haverá encontros estratégicos com autoridades do governo e empresas holandesas.

A missão conta com a parceria do governo do RS, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e o Escritório da Holanda no Rio Grande do Sul.

Publicado Terça-feira, 31 de Maio de 2022 - 11h11