Participações em feiras, exposições e missões internacionais são sempre oportunidades para empresas se apresentarem ao mercado externo ou prospectarem negócios. “Quem tem como objetivo a internacionalização e deseja entrar em outros países, não pode deixar de participar de feiras e missões. Hannover é um local onde a indústria mundial lança suas inovações e um ótimo momento para atualização com o que há de mais moderno na tecnologia industrial, além de uma excelente chance para estabelecer contatos com futuros parceiros”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Gilberto Porcello Petry, que visita a feira alemã desde 1984.

Neste ano, 21 empresas gaúchas apoiadas pela FIERGS e o Sebrae-RS estão na Feira de Hannover, algumas pela primeira vez, como a Sachet Tecnologia em Automação e Robótica, de Caxias do Sul. Ela atua como fornecedora de soluções em tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Além de estar próximo e fornecer o que há de mais inovador na indústria, a empresa da Serra também pretende desenvolver novas parcerias e fortalecer seu networking de fornecedores.

Crédito fotos: Enir Grigol

Já a Novus, de Canoas, é uma veterana na Alemanha. Em 2022, é uma das duas únicas empresas brasileiras com estande próprio como expositora no centro de convenções de Hannover, fato que ocorre pela 24ª vez, tendo sido a primeira ainda em 1993. O diretor da empresa, Rodrigo Zereu, destaca que participar do evento ao longo deste tempo foi essencial para o processo de internacionalização da Novus, ligada à automação industrial e que exporta para mais de 60 países.

Para o coordenador de internacionalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Felipe Spaniol, a participação na Alemanha abre caminhos para a empresa estabelecer contatos comerciais e se preparar para o mercado externo.

Mais de 90 participantes do Brasil estão na missão à Feira de Hannover, promovida pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios, em parceria com o Sebrae-RS, governo do Estado, CNI, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e Escritório da Holanda no Rio Grande do Sul.

Crédito foto: Enir Grigol

Publicado quarta-feira, 1 de Junho de 2022 - 15h15