Você está aqui

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, acompanha o governador Eduardo Leite em uma missão do governo do Estado à Argentina. A comitiva permanece até segunda-feira (31) em Buenos Aires tratando do fortalecimento dos laços comerciais e institucionais com o país vizinho. Nessa sexta-feira, parte do grupo, entre eles Petry e Leite, se reuniu com o presidente argentino Alberto Fernández e, na sequência, participou de uma reunião-almoço organizada pela FIERGS e a União Industrial Argentina, que incluiu também o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, e secretários do governo do RS.

Ao lado do governador, o presidente da FIERGS esteve com Alberto Fernández, na Casa Rosada. Durante o encontro, foram discutidos os assuntos prioritários de interesse do Rio Grande do Sul com o país vizinho, entre eles a integração energética, com a intenção da Argentina em avançar no escoamento do gás da jazida de Vaca Muerta e a possibilidade de entrar no Brasil por gasoduto via Uruguaiana, na fronteira com a cidade argentina de Paso de Los Libres. Eduardo Leite defendeu que o Brasil dê o apoio necessário para que o projeto se viabilize, o que traria muitos benefícios para o Estado e a indústria gaúcha. Fernández afirmou que o governo local deve licitar em breve a extensão do trecho entre Saliquello e San Jerónimo, o que permitirá levar o gasoduto até Uruguaiana. O Rio Grande do Sul é o principal destino das exportações argentinas ao Brasil.

 

SEMINÁRIO - Na quinta-feira, a agenda incluiu o seminário Rio Grande del Sur: El Futuro nos Une, com palestra do governador e participação da FIERGS, realizado na embaixada do Brasil. Durante o evento, foi apontada a necessidade de uma melhora da estrutura que envolve a logística entre as duas regiões, especialmente nas pontes de Uruguaiana–Paso de Los Libres e São Borja–Santo Tomé, e tratada a possibilidade da criação de uma rota ligando Buenos Aires e Uruguaiana pela Aerolíneas Argentinas. Também foram discutidos os problemas provocados pela demora de 90 dias na liberação de pagamentos de fretes pelos argentinos.

A FIERGS realizou uma apresentação durante o seminário. O gerente de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da FIERGS, Luciano D’Andrea, mostrou o potencial industrial do Rio Grande do Sul, que representa 22,5% do PIB do Estado, segundo dados de 2019. O RS é o quinto maior exportador do país e, em 2022, embarcou US$ 22,5 bilhões, sendo a Argentina o terceiro maior destino, com US$ 1,26 bilhão.

 

Publicado sexta-feira, 28 de Julho de 2023 - 16h16