Com investimento de R$ 30 milhões, Sesi inicia construção de escola em Canoas

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) iniciou nesta terça-feira (22) a construção de uma Escola de Ensino Médio de tempo integral em Canoas, com investimento de mais de R$ 30 milhões. A solenidade de descerramento da placa da obra foi realizada nesta manhã no bairro Marechal Rondon e contou com a presença de autoridades, empresários e educadores. Até 2027 o complexo escolar atenderá a mais de mil alunos, incluindo Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atividades de contraturno tecnológico.

Participaram da cerimônia o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo (foto), a secretária municipal de Educação de Canoas, Beth Colombo, integrantes do Conselho do Sesi e empresários.

“Não lançamos pedra fundamental, mas sim início de obras. Não tem outro meio de fazer uma sociedade diferente além de investir em educação diferente. Nosso objetivo, com mais essa escola Sesi, é servir de modelo para uma educação moderna, condizente com as demandas atuais”, afirmou o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, pouco antes do ato de descerramento da placa inaugural da instituição de Ensino, localizada em frente à unidade do Sesi em Canoas.

Além da estrutura para o Ensino Médio e a EJA, as obras incluem um ginásio de esportes e espaço para o contraturno, que atende a crianças e adolescentes de seis a 15 anos no turno inverso à escola. A previsão de conclusão é em julho de 2024, possibilitando o começo das atividades das primeiras turmas em fevereiro de 2025.

O investimento em Canoas faz parte de um aporte de R$ 300 milhões na educação gaúcha anunciado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) em maio do ano passado, o que inclui seis novas escolas de Ensino Médio. Canoas é a primeira cidade com obras iniciadas. Nesta quarta-feira (23), será lançada a construção da escola de Lajeado. Ainda estão previstas escolas com Ensino Médio de tempo integral em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, bem como a ampliação da estrutura existente em Pelotas.

O investimento ainda permitiu a instalação do Instituto de Formação de Professores, em Porto Alegre, dedicado à capacitação e à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas, bem como à realização de estudos sobre dados educacionais. Outro propósito foi a reformulação e a ampliação do contraturno tecnológico com ênfase em pensamento computacional.

Referência em educação
As novas escolas seguirão a proposta pedagógica que já tornou o Sesi-RS referência em educação, na qual o aprendizado se dá por meio da pesquisa e as tecnologias de inovação estimulam a criatividade e a solução de problemas. As turmas são divididas em grupos para incentivar o trabalho colaborativo e os professores atuam como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

A primeira escola de Ensino Médio do Sesi-RS foi inaugurada em 2014, em Pelotas. Outras quatro cidades contam com a estrutura: Gravataí, Montenegro, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Publicado Terça-feira, 22 de Agosto de 2023 - 16h16