Com a inflação brasileira sob controle e uma taxa de juros ainda elevada que prejudica os investimentos das empresas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acerta ao reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual, para 12,75%, avalia a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). “O Banco Central age de maneira assertiva ao trazer um sinal de alívio para as atividades produtivas, tão afetadas com os atuais níveis de juros e falta de confiança”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, ao comentar a decisão do Copom desta quarta-feira (20).

No entanto, ressalta Petry, a elevação da intensidade dos cortes irá depender do comprometimento do Governo Federal com uma política fiscal equilibrada, que é um dos pilares responsáveis por acelerar o processo de redução das expectativas de inflação para os próximos anos. “Nesse sentido, o cumprimento das metas estabelecidas no novo Marco Fiscal é de suma importância para que tenhamos juros em patamares mais favoráveis ao crescimento do setor produtivo no Brasil”, ressalta o presidente da FIERGS.

Publicado quarta-feira, 20 de Setembro de 2023 - 18h18