Projetos de infraestrutura em Rivera poderão trazer benefícios ao comércio internacional do RS

Com um investimento de US$ 12,8 milhões e previsto para ser inaugurado em novembro deste ano, o Aeroporto Internacional de Rivera, a poucos quilômetros da fronteira com a cidade gaúcha de Santana do Livramento, aproximará ainda mais o Brasil do Uruguai, reduzindo o custo de importações, exportações e de produtos, unindo os dois países em um “processo de competitividade regional”. Este foi um dos pontos destacados pelo ministro de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, José Luis Falero, ao participar de evento na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta quarta-feira. A pista terá 1,8 mil metros de extensão e além de passageiros, poderá receber aviões de carga entre 25 e 30 toneladas, segundo o gerente de implementação do aeroporto, Maximiliano Lema.

Organizado pelo Consulado Geral do Uruguai em Porto Alegre,  Fronteira Rivera-Livramento, uma oportunidade logística para o Rio Grande do Sul tratou especialmente de dois projetos que são desenvolvidos neste momento pelo governo uruguaio na cidade que faz fronteira com o sul do Brasil, destacando também os benefícios que trarão para a relação comercial com os gaúchos: o aeroporto internacional e o Terminal Multimodal Interior Porto Seco Rivera. “Muito valorizamos a crescente aproximação do governo do Uruguai com o nosso estado, especialmente no que diz respeito ao fomento de novas alternativas logísticas. Estamos interessados, portanto, em fortalecer a cooperação e ampliar ainda mais as potencialidades de negócios bilaterais”, afirmou o coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Aderbal Lima, ao abrir o evento, conduzido pela cônsul Liliana Buonomo.

Lima lembrou que em 2023 a corrente de comércio entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul deve superar o US$ 1 bilhão do ano passado, pois até agosto já havia alcançado US$ 624 milhões. A pauta comercial desse fluxo é majoritariamente de bens industriais: 78% do que o RS exportou para o Uruguai no ano passado foram itens manufaturados; nas importações, a fatia desses chegou a 53%. O Estado foi o que mais importou do Uruguai em 2022, e o segundo maior exportador.

O Porto Seco de Rivera ficará a cinco quilômetros da cidade uruguaia, a 12 do aeroporto internacional e a 500 quilômetros da capital Montevidéu. De acordo com o vice-presidente da Agência Nacional de Portos, Daniel Loureiro, como uma extensão do porto da capital uruguaia, abrirá enormes oportunidades para os dois países, sendo uma porta de entrada para o comércio nacional e internacional.

O ministro José Luis Falero ressaltou também os esforços dos governos uruguaio e brasileiro por outras duas obras que integrarão ainda mais os dois países: a nova ponte entre as cidades de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, e Rio Branco, no Uruguai; e o projeto da hidrovia que ligará os dois países e no RS inclui as lagoas Mirim e dos Patos.

Publicado quarta-feira, 4 de Outubro de 2023 - 16h16