Um encontro produtivo e inspirador para contribuir com um cenário em que as novas gerações estejam preparadas para enfrentar os desafios e conduzir as empresas e as entidades industriais em direção ao sucesso. Desta forma, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, definiu o IV Encontro Nacional de Jovens Industriais, que ocorre até esta sexta-feira (27), reunindo mais de cem participantes de dez estados brasileiros na sede da entidade. “As empresas, assim como os Sindicatos e as Federações Industriais, logo estarão totalmente nas mãos de vocês, que trazem consigo a energia, a criatividade e as novas perspectivas dos jovens empreendedores”, disse Petry, na abertura do evento, nesta quinta-feira (26).

Gilberto Petry afirmou que valoriza muito o fortalecimento de laços entre antigas e novas lideranças, ao ponto de, no início de sua gestão à frente da FIERGS, ter transformado o antigo comitê no atual Conselho de Futuras Lideranças (Conlider), coordenado por Alexandre De Carli. Petry irá contribuir para que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) implante um conselho nacional de futuras lideranças, assim como já existe no Rio Grande do Sul.

Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo destacou o quão importante é a renovação, e necessário trazer os jovens líderes para dentro das FIERGS, valorizando a troca de experiências e a sucessão nas empresas.

De Carli apresentou um histórico do Conlider, que começou como um comitê setorial na FIERGS, em 2013, até se transformar no Conselho de Futuras Lideranças na gestão de Petry. Hoje, é integrado por 19 conselheiros industriais. “Poder estar aqui dez anos depois e ver o tamanho da nossa rede é muito importante, e saber que, além de no Estado, podemos articular nacionalmente”, salientou.

PALESTRAS
O painel Legado Centenário: a sucessão de pai para filha, reuniu o presidente do Conselho Consultivo das Bebidas Fruki, Nelson Eggers, e sua filha e sucessora no comando da empresa de Lajeado, Aline Eggers, presidente do grupo desde 2019. Nelson relatou aos jovens líderes industriais presentes como ocorreu a passagem do comando do grupo, que surgiu em 1924 e hoje possui um parque industrial com capacidade para produzir 420 milhões de litros por ano. Aline destacou o fato de, na Fruki, dentro de sua política de governança, o interesse dos negócios da empresa sempre vir em primeiro lugar. A presença de Aline na presidência tem prazo de validade por dez anos, quando então precisará ceder a vez a um sucessor.

Presidente da empresa Be8 (antiga BSBios), de Passo Fundo, Erasmo Battistella mostrou como funciona o processo dessa que é a maior produtora de biodiesel do Brasil. Ele explicou que a busca por inovação é um valor dentro da empresa de energia renováveis que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. A Be8 ainda tem unidades localizadas no Paraguai e na Suíça. “Precisamos inovar muito para atingir as metas de descarbonização que o mundo exige”, observou.

No painel magno do evento, André Gerdau (Grupo Gerdau), Camile Bertolini (empresa Gota Limpa) e Maurício Alexandrini (Bigfer) debateram  sobre Lições inspiradoras de líderes transformadores. Gerdau faz parte da quinta geração familiar dentro da companhia, na qual já ocupou cargo de CEO e hoje é vice-presidente executivo e integra o Conselho de Administração. Ele falou sobre o que definiu como uma “jornada de transformação”, o processo de transição dentro da empresa de 122 anos, saindo da administração familiar para a presidência de Gustavo Werneck da Cunha a partir de 2018. “Temos que ter tecnologia de ponta e gestão de ponta”, resumiu. Em um novo modelo, a Gerdau abriu mão da presença que tinha em 14 países para se fixar em nove, e mudou a sede central de Porto Alegre para São Paulo.

O IV Encontro Nacional de Jovens Industriais, promovido pela FIERGS por meio do Conlider e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), terá seu último dia nesta sexta-feira, a partir das 9h.

Publicado quinta-feira, 26 de Outubro de 2023 - 17h17