Você está aqui

Circulando instiga aprendizado sobre Economia Circular nas empresas

Realizado pela FIERGS, por meio do Conselho de Meio Ambiente (Codema) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a terceira edição do Circulando, na Rota da Economia Circular, trouxe uma abordagem estratégica e fundamental para repensar a produção, consumo e gerenciamento de recursos. O coordenador do Codema Newton Battastini, observou que o Circulando se tornou um marco no compromisso da indústria com a economia circular. “É inspirador e gratificante perceber que mais profissionais e indústrias busquem conhecer e explorar ainda mais esta agenda”, afirmou Battastini na abertura do evento, que ocorreu na quinta-feira.

O painel A norma ISO e a avaliação do grau de adoção de práticas de economia circular reuniu a especialista em Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Caroline Carneiro, e a analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria  (CNI), Larissa Malta. Caroline destacou que “a Economia Circular é uma pauta de absoluta relevância para diversas Federações das Indústrias, como a FIERGS e também a Firjan”. Larissa apresentou a ferramenta Rota de Maturidade em Economia Circular, desenvolvida pela CNI. O projeto foi lançado em julho de 2023 e possibilita a autoavaliação de empresas industriais utilizando as melhores práticas Internacionais em Economia Circular como referência. Possibilita, assim, a definição de estratégias e construção de planos de ação para implementação de suas práticas.

Do painel Circularidade na prática - cases de economia circular participaram a analista do Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, Luciana Costa Teixeira; o CEO da Energy Source, Deivid Noronha, e o diretor técnico da Bioquim, Fábio Castro.

Publicado sexta-feira, 27 de Outubro de 2023 - 14h14