Seminário de Telecomunicações trata da Inteligência Artificial na indústria

Promovido pela FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e realizado de forma on-line na quinta-feira, o XVII Seminário de Telecomunicações teve como tema central a aplicação da Inteligência Artificial – Conectividade e Inovação na Indústria. “O aprendizado de máquina e as automações industriais terão papel cada vez mais primordial na eficiência das operações fabris, no gerenciamento da cadeia de suprimentos, na otimização das comunicações, na redução de falhas e no desenvolvimento de produtos inovadores”, afirmou o coordenador do Grupo Temático de Energia e Telecomunicações do Coinfra, Edilson Luiz Deitos.

Na palestra de abertura, intitulada Atualização sobre o atendimento dos compromissos do Edital do 5G no Rio Grande do Sul, o gerente regional da Anatel no RS, Márcio da Rosa Silveira, apresentou a situação do 5G no Estado e os impactos da tecnologia na indústria. Segundo Silveira, quando falamos em Inteligência Artificial automaticamente temos que pensar em uma rede de telecomunicações que seja robusta, estável, veloz e que tenha baixa latência. “É justamente isso que o edital e os compromissos do 5G visam atender”, apontou.

Silveira também descreveu a evolução do número de estações de 5G no Estado. Em um ano, 459 novas estações foram ativadas, bem como 20 novos munícipios atendidos.

No painel Aplicação da IA na Indústria, o pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, Leonardo Zanetti Rocha, apresentou os projetos desenvolvidos pelo Instituto nessa vertente. Em pouco menos de sete anos de atuação foram entregues mais de 60 projetos de desenvolvimento tecnológico nas áreas de Internet das Coisas, Visão Computacional, Digitalização e Inteligência Artificial, que é aplicada em todas essas tecnologias.

O líder comercial na Sirros IoT, Iuri Garcia Pereira, apresentou a história da empresa especializada em Internet das Coisas, e como essa tecnologia se aplica e se desenvolve dentro da indústria. Para finalizar, o engenheiro sênior de Machine Learning na Bosch, Rodrigo Andrade, mostrou projetos envolvendo Inteligência Artificial no chão de fábrica.

Dentro do painel Infraestrutura e Conectividade, o CEO da JConnection e consultor Jorge Castro tratou sobre os Benefícios e vantagens das Redes Neutras para o setor industrial. Na palestra final, o CEO da RBT Internet e Presidente da InternetSul, Alexandro Schuck, falou sobre Ameaças Digitais: Como os ataques DDOS podem afetar sua empresa.

Assista o seminário na íntegra:

Publicado sexta-feira, 10 de Novembro de 2023 - 17h17