FIERGS define programação internacional para 2024

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), planeja o ano de 2024 com diversas ações voltadas à internacionalização das indústrias gaúchas. Depois do SelectUSA 2024, com painéis sobre as relações Brasil-Estados Unidos e encontro de negócios, em parceria com a Embaixada dos EUA, realizado nesta quarta-feira, a programação prossegue a partir de março. Nesse mês, em parceria com a Apex e a Câmara Árabe, ocorre o Road show Certificação Halal, incentivando a capacitação de indústrias para a exportação ao mercado islâmico, global.

Em abril, acontece a tradicional Feira de Hannover, na Alemanha, entre 19 e 27, cujo foco é nos setores de metalmecânico, automação, logística, indústria digital e sustentável, com a participação de uma missão prospectiva gaúcha articulada pela FIERGS. Em seguida, no mês de junho, é a vez da missão prospectiva da Indústria Gráfica do RS à Drupa, feira do setor em Düsseldorf, na Alemanha, com apoio do Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf-RS) e Sebrae-RS. Ainda em junho, está planejada uma visita à feira Alimentec, em Bogotá, Colômbia, contemplando a América Latina.

Outra feira tradicional com missão programada é a Sial Paris, entre 19 e 23 de outubro, um dos maiores eventos mundiais voltado para alimentos e bebidas. Ainda em outubro, em Caxias do Sul, ocorre a Feira Mercopar, entre os dias 15 e 18, quando a Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Gerex) da FIERGS organizará rodadas de negócios. E para novembro, está prevista a missão prospectiva Eima Bologna, na Itália, voltada para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas e jardinagem.

Além das missões em que a FIERGS será articuladora, ocorrerão ações em que a entidade atuará como colaboradora de federações de outros estados. Nestas, estão contemplados setores como moda, cosméticos, casa e decoração.

Em 2024, também serão realizados projetos com o objetivo de auxiliar as empresas a se internacionalizarem e fecharem negócios com parceiros do exterior. O primeiro deles será o apoio na busca de empresas para participarem do Projeto Apex, Mulheres Globais, capacitando empresas brasileiras lideradas e/ou geridas por mulheres a realizarem exportações via e-commerce.

Ao longo deste ano, a Gerex organizará ainda capacitações e webinars, com foco Comércio Exterior e Relações Internacionais. Destes, os próximos serão Operações e Conceitos do Comércio Exterior, Classificação fiscal de mercadorias, Incoterms 2020 e Formação de Preço na Exportação.

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
Já a área de Inteligência Comercial da Gerex, que realiza estudos de mercado customizados e sistemas de business intelligence aplicados ao comércio internacional, como o Panorama do Comércio Internacional Brasileiro (https://bit.ly/BIFIERGS), se prepara para atender cerca de 20 empresas ao longo do ano. São projetos customizados, além de oferecer dias de imersão em conteúdos de inteligência comercial para empresas interessadas (boot camps) no espaço FIERGS do Instituto Caldeira. Para informações sobre os serviços oferecidos pela Gerex, acesse: https://www.fiergs.org.br/servicos/comercio-exterior.

Publicado quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2024 - 17h17