FIERGS apresenta estudos de irrigação ao novo presidente da Assembleia Legislativa

Projetos de irrigação no Rio Grande do Sul devem se tornar políticas de Estado independentes de governos. Diante dessa constatação, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebeu, nesta segunda-feira (19), o novo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, durante a reunião conjunta dos Conselhos de Articulação Parlamentar (Coap), da Agroindústria (Conagro), de Meio Ambiente (Codema) e de Infraestrutura (Coinfra). “É uma pauta que interessa a todo o Rio Grande do Sul, não se trata apenas de uma questão da indústria, envolve segurança alimentar e também a permanência do jovem no interior”, disse o presidente da Assembleia, reforçando que este tema será prioritário em sua gestão à frente da Casa Legislativa.

Brito ouviu dos coordenadores do Coap, Cláudio Bier; do Conagro, Alexandre Guerra; do Codema, Newton Battastini, e do Coinfra, Ricardo Portella, sugestões para tornar viáveis avanços nas discussões de pautas que incluam  a necessidade de produções agrícolas irrigadas, o que favorece a produtividade, a qualidade dos grãos, aumenta a produção estadual e garante a estabilidade de fornecimento de matérias-primas para a agroindústria gaúcha.

Um dos estudos, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), visa incentivar as atividades que venham a investir nesse modelo de lavoura, que é menos impactada por eventos climáticos como os das estiagens que afetaram o Rio Grande do Sul recentemente. Trata-se do Fundopem Irrigação RS.

Publicado segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024 - 17h17