Você está aqui

Painel aborda o futuro do mundo do trabalho

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia, promoveu durante a South Summit 2024 o painel "Trilhando o Caminho da Inovação: Educação 4.0 e Capacitação Profissional para a Nova Geração’’. O evento teve como objetivo abordar a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e os projetos que Sesi, Senai e IEL estão desenvolvendo. 

Com mediação do coordenador do Citec, Daniel Ely, o evento teve a participação da aluna da escola Sesi de Sapucaia do Sul Gabriely Sokal da Silva, que falou da importância da metodologia de ensino da escola. Ela contou que a escola contribuiu muito na sua forma de pensar e em como agir frente aos desafios do futuro do mundo do trabalho. Gabriely terminou o ensino médio no fim do ano passado e já está trabalhando em uma startup.  

Lara Fabian Holscher Perdomo, do Senai Gravataí, participou do projeto que venceu o Inova Senai 2023, o Isolador portátil de cabos, e este ano está promovendo sua aceleração no Instituto Senai de Mecatrônica. Ela falou do contato que os alunos têm com novas tecnologias habilitadoras e da experiência de desenvolver um projeto que busque solucionar um problema real da indústria. Já Marcius Ullmann, bolsista IEL/RS na Braskem, destacou que a flexibilidade das softskills se torna ainda mais importante devido a velocidade com que estão acontecendo mudanças no mundo do trabalho. “Temos que estar abertos para sempre aprender e ensinar”, ressaltou.

Publicado sexta-feira, 22 de Março de 2024 - 18h18