Você está aqui

Estado alemão da Turíngia discute oportunidades de cooperação com o setor industrial do Rio Grande do Sul

O Estado alemão da Turíngia está localizado no centro da Europa, em um raio de 800 quilômetros de países que compõem 70% do PIB europeu.  Se destaca por abrigar algumas das principais indústrias da Alemanha em setores como o automotivo, ótico, de automação e eletrônico. Nesta terça-feira, uma delegação composta por empresários alemães e representantes do governo daquele Estado esteve na FIERGS participando do Encontro Rio Grande do Sul-Turíngia.

O evento reuniu, entre outros, o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein; o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Luciano D’Ándrea; o head da equipe da Turíngia Internacional, Stefan Blechschmidt, e o diretor executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Dietmar Sukop. Trataram de oportunidades de cooperação entre a indústria gaúcha e aquela região da Alemanha. “As discussões são sobre a possibilidade de intercâmbio não só em formação profissional, mas também em tecnologia e inovação”, disse Trein. No ano passado, durante a Feira de Hannover, o Senai-RS e a LEG Thüringen, empresa estatal de desenvolvimento do Estado da Turíngia, começaram a debater sobre a possibilidade de parcerias.

Stefan Blechschmidt fez uma apresentação sobre as potencialidades da Turíngia, com sua longa tradição na moderna tecnologia. Lembrou, por exemplo, que são cerca de 730 companhias ligadas ao setor automotivo e seus fornecedores, entre elas Opel/Stellantis e Mercedes-Benz, instaladas na região, que empregam mais de 67 mil pessoas. Além disso, 980 empresas de eletrônicos e semicondutores mantêm 41 mil empregados.

Já Dietmar Sukop destacou o potencial do Brasil e da Alemanha na formação de profissionais qualificados, enquanto o especialista em desenvolvimento industrial da Superintendência de Relações internacionais do Sesi, Senail e IEL da Confederação Nacional da Indústria, Edgar Vieira Inácio, ressaltou o longo histórico de parcerias e networking envolvendo os setores industriais dos dois países.

O encontro teve ainda apresentações de representantes de empresas alemãs e das ações do Senai do Rio Grande do Sul nas áreas de educação e tecnologia, com os gerentes Márcio Basotti, Jordão Gheller e Vitor Nardelli.

Publicado Terça-feira, 9 de Abril de 2024 - 16h16