Nesta semana, a terceira turma do programa “Práticas Integradas com a Indústria”, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), apresentou os resultados desenvolvidos pelos alunos do curso superior.

Trata-se de uma aproximação entre a Universidade e indústrias do setor, de forma a contribuir com a formação de novos profissionais para o mercado e para que haja, desde já, desenvolvimento de soluções para a indústria. Representantes da Hertz Farmacêutica e do Laboratório Salbego, associados ao Sindicato das Empresas do Complexo Industrial da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul (Sindicis), integraram a iniciativa, participaram da avaliação dos resultados e expuseram suas percepções sobre a experiência.

Os trabalhos foram conduzidos pelos coordenadores do programa na Universidade, os professores Simone Gnoatto e Saulo Fernandes. Já a mediação foi da coordenadora Técnico-Regulatória do Sindicato, Denise Luz, que contribuiu com a perspectiva de cooperação entre o Complexo Industrial da Saúde do RS e a Universidade, apresentando as necessidades técnico–regulatórias atuais das empresas do setor.

Os resultados apresentados reforçam os benefícios do Programa para todos os envolvidos. Para a indústria, a vantagem da resolução de desafios com dedicação e qualidade técnica, a custos zero. Para a Universidade, a interação direta com o setor fabricante gera conhecimentos práticos e atualizados, e contribui com a formação dos estudantes do curso de Farmácia para o mercado de trabalho. Além disso, possibilita projetos público–privados de interesse comum.

Às associadas ao Sindicis interessadas em participar do Programa: há vagas disponíveis para o próximo semestre, que inicia em agosto de 2024.

quarta-feira, 24 de Abril de 2024 - 16h16