Você está aqui

Senai-RS realiza ações de apoio à população atingida pelas chuvas

O Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai-RS) realiza por meio de suas unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul – algumas delas também atingidas e prejudicadas pelas chuvas –, ações de apoio aos flagelados gaúchos. “Nossas equipes auxiliam movimentando doações, na logística de distribuição, socorrendo pessoas, transportando alimentos”, diz o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, reforçando ainda a ajuda na fabricação e recuperação de móveis, bem como na organização e limpeza de residências agora que as águas começam a baixar.  Ao mesmo tempo, algumas das unidades do Senai-RS, em regiões menos atingidas, começam gradativamente a retornar às aulas presenciais.

A equipe do Senai de Nova Prata, por exemplo, esteve no Hospital de Nova Bassano ajudando a recuperar a parte elétrica do prédio, que ficou avariado com as chuvas e parou de operar. Também consertou portões de garagens e está recolhendo eletrodomésticos para colocá-los novamente em operação e devolvê-los aos donos, bem como ajudando com seus veículos na distribuição de alimentos e água.

Ao mesmo tempo, o Senai Farroupilha começa a produzir 50 cobertores para serem utilizados pelos desabrigados, e que serão doados já higienizados e empacotados. Uma equipe do Senai de Santa Cruz do Sul auxilia na limpeza de residências e eletrodomésticos no município.

Além disso, o Instituto Senai de Tecnologia Calçado e Logística, de Novo Hamburgo, iniciou a confecção de calçados para serem doados à comunidade. Em Garibladi, o Senai-RS colabora com a distribuição de mantimentos no aeroclube local, de onde a Defesa Civil sai para entregar às comunidades do Estado atingidas. O Senai-RS colocou ainda seus profissionais para trabalharem junto às unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) no acolhimento a desabrigados.

RETORNO ÀS ATIVIDADES
Enquanto segue no trabalho de apoio aos desabrigados, o Senai-RS começa gradativamente a retomar as atividades presencial em unidades do interior do Estado. Para esta quarta-feira (8), o retorno programado é da unidade de Bagé, juntando-se às demais já em atividades:  Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carazinho, Erechim, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Horizontina, Ibirubá, Lagoa Vermelha, Marau, Nova Prata, Panambi, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Rosa, São Marcos, Tapejara, Vacaria e Veranópolis. As demais unidades seguem fechadas, sem atividades presenciais. Os estudantes que enfrentam algum tipo de dificuldade para retornarem às atividades podem buscar apoio da coordenação pedagógica nas escolas. Os alunos que não puderem comparecer às aulas, não terão prejuízos.

Para mais informações, entre em contato pelas Redes Sociais do Senai-RS ou pelo WhatsApp (51) 991448356.

ESTRELA
Na cidade do Vale do Taquari, que foi bastante castigada pela tragédia, a FIERGS disponibilizou espaço físico para receber um hospital de campanha. Operada pelo Exército, a estrutura fica na unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), que também funciona como heliponto e recebe profissionais da saúde, equipamentos e medicamentos, entre outros itens, já que o município está com o acesso terrestre comprometido. O hospital realiza atendimentos médicos de média complexidade, além de ambulatorial e emergencial.

CANOAS
Cerca de 440 desabrigados passaram a noite de domingo e madrugada de segunda-feira no ginásio do Sesi-RS. Além dos assistidos, um contingente de aproximadamente 200 voluntários (mais de cem profissionais do Sesi-RS) auxiliam com o acolhimento. O espaço também está recebendo e cuidando de animais resgatados, como cães, gatos e pássaros. Na manhã desta segunda-feira, eram mais de 100 animais. O local oferece alimentação e abrigo, incluindo o acolhimento de crianças. Também é um ponto de referência para doações: o endereço é Rua Aurora, 1.220, bairro Marechal Rondon. Há necessidade de calçados, roupas (principalmente íntimas), colchões, roupa de cama e itens alimentícios.

GUAÍBA 
O ginásio do Sesi-RS segue atendendo em torno de 200 pessoas (mesmo número de domingo). A água, que estava em desabastecimento por dois dias, voltou a fluir no local. Contato para ajudar: via Defesa Civil de Guaíba – (51) 98952-6257.

CAMPO BOM
Mais de cem pessoas continuam sendo acolhidas na unidade do Sesi-RS de Campo Bom, aberta no domingo. Parte considerável desse número é de moradores de São Leopoldo, cidade vizinha que está com dificuldades de atendimento a desabrigados. O espaço deve começar, em breve, a prestar atendimento psicossocial para adultos e crianças com profissionais do Sesi-RS.

SÃO LEOPOLDO
O número de abrigados no ginásio do Sesi-RS mantém-se em aproximadamente 170 pessoas– os acolhimentos começaram ao meio-dia de sábado. É oferecida atenção com higiene, vestiários à disposição e as doações recebidas – alimentos, roupas e materiais de higiene, entre outros itens. Foi criado um espaço para cuidado das crianças, com atividades recreativas e educativas.
Como ajudar: (51) 98938-5524.

ESTEIO, SAPUCAIA DO SUL E PORTÃO
As três unidades, no momento, seguem apoiando regiões vizinhas e necessidades locais.

NOVO HAMBURGO
Entre 180 e 200 pessoas recebem atendimento no ginásio do Sesi-RS Novo Hamburgo. É a capacidade máxima do espaço. Além do acolhimento básico (alimentação), há um espaço para crianças, onde realizam-se atividades. Nesta semana, o local deve começar a prestar atendimento psicossocial para adultos e crianças com profissionais do Sesi-RS.

MONTENEGRO
O ginásio do Sesi-RS na cidade segue com mais de 200 pessoas atendidas, em estrutura montada em parceria com a prefeitura, desde o dia 1º de maio. Como ajudar: doações no Colégio Estadual A.J. Renner (Rua Simões Lopes Neto, s/n, bairro Rui Barbosa).

CAXIAS DO SUL
Nesta segunda-feira (6), havia em torno de 80 pessoas abrigadas no Centro Esportivo Sesi.
Como ajudar: (54) 99383-0942 e (54) 98134-5893.

PASSO FUNDO E ERECHIM
Em Erechim e Passo Fundo, há coleta de doações na rede Sesi-RS.
Como ajudar: 
Erechim: Rua 24 de Outubro, 180, bairro Espírito Santo.
Passo Fundo: Rua Coronel Camisão, 283, bairro Centro.

BENTO GONÇALVES
Foi realizada a distribuição de alimentos e kits odontológicos durante o fim de semana. As unidades do Sesi-RS estão funcionando em Bento e Farroupilha para acolher as crianças do contraturno, para atender famílias que não tem com quem deixar os filhos.
Como ajudar: (54) 99128-8985.

Publicado quarta-feira, 8 de Maio de 2024 - 12h12