Você está aqui

Sesi-RS e Secretaria da Saúde firmam acordo para unidades de campanha

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) e a Secretaria Estadual da Saúde firmaram nesta sexta-feira (24) um termo de cooperação com o objetivo de fortalecer os atendimentos em saúde à população atingida pelas enchentes no Estado. A solenidade para assinatura do documento ocorreu no abrigo montado na unidade Sesi-RS de Canoas (Rua Aurora, 1220), com a criação do programa "Sesi ao Seu Lado", que busca apoiar a retomada de serviços essenciais, minimizando impactos da calamidade pública instalada em razão das inundações. 

Por meio da parceria, torna-se possível a instalação de, pelo menos, 40 tendas com estrutura de campanha, equipadas com materiais para atendimentos de saúde e com equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. O prazo para que os espaços comecem a operar é de 15 dias após a assinatura, e a previsão de funcionamento nesses locais é das 8h às 17h. 
  
Ao Sesi-RS, cabe coordenar, monitorar e executar as ações previstas no plano e vinculadas ao programa. O documento prevê, ainda, ações como: 

  • Apoio emergencial nos abrigos (para atendimentos de saúde assistencial, acolhimento, intervenções em saúde mental e apoio às redes municipais de saúde); 
  • Ajuda humanitária à comunidade em geral (com equipes multidisciplinares para atendimentos de saúde assistencial, odontológica, acolhimento, intervenções em saúde mental e vacinação); 
  • Apoio na gestão de saúde e na reorganização dos fluxos de atendimento de saúde assistencial e saúde mental, em conjunto com as redes locais e a estadual; 
  • Unidades móveis para atendimento de saúde e odontologia. 

O termo tem vigência desde a data da assinatura até o dia 31 de dezembro de 2024. Vale lembrar que o Sesi-RS tem experiência em ações de saúde em situação emergencial, tendo atuado no auxílio à recuperação do Vale do Taquari durante e após as enchentes do segundo semestre de 2023. 

Na tragédia climática deste ano, a entidade cedeu uma área na unidade de Estrela para um hospital de campanha montado pelo Exército. Além disso, o Sesi-RS tem prestado assistência em abrigos (com atendimento médico, odontológico e psicossocial) e em unidades móveis pela Capital. Também criou o SOS Psicossocial, serviço de acolhimento que busca promover o cuidado com a saúde mental para ajudar com o bem-estar dos trabalhadores da indústria. O serviço é gratuito e realizado por meio do WhatsApp (51) 9.9126-8585. 

Publicado sexta-feira, 24 de Maio de 2024 - 17h17