Presidente Bier visita Porto de Suape e participa de inauguração do Senai e da reunião da CNI em Pernambuco
Agenda no Nordeste reuniu presidente da CNI e de federações industriais
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
Agenda no Nordeste reuniu presidente da CNI e de federações industriais
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, participou nesta semana de uma agenda institucional em Pernambuco, que incluiu visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape, inauguração do Senai Park e reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A programação reuniu presidentes de federações industriais de todo o país e destacou o potencial logístico, industrial e tecnológico da região Nordeste.
Na segunda-feira (20), os dirigentes conheceram o Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na região metropolitana do Recife. Considerado um dos principais polos logísticos e industriais do Nordeste e o sexto maior porto público do Brasil em movimentação de cargas, Suape se consolida como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico e a integração logística nacional, especialmente no transporte de granéis líquidos e na cabotagem.
Ainda na segunda-feira, os presidentes de federações participaram da inauguração do Senai Park, um parque de inovação e tecnologia criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE), também instalado no Complexo de Suape.
O espaço, com 1,4 hectare de área, foi projetado para reunir empresas, pesquisadores e instituições de ensino em um ambiente colaborativo voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e novos processos industriais. Por meio de plantas-piloto, o Senai Park permite testar a viabilidade de tecnologias antes da adoção em escala industrial.
Entre os projetos em execução, destacam-se o desenvolvimento de um protótipo nacional de bateria de lítio de baixa tensão (12V/48V) para veículos híbridos, e a digitalização da cadeia de produção do hidrogênio sustentável. Juntas, as iniciativas já somam investimentos de R$ 100 milhões, com mais R$ 200 milhões em captação.
Na terça-feira (21), a comitiva participou da reunião anual itinerante da diretoria da CNI, realizada em Recife, que debateu temas estratégicos para o fortalecimento da indústria nacional e o avanço da inovação e da sustentabilidade no setor produtivo.
Durante sua manifestação no encontro, o presidente Claudio Bier destacou duas importantes iniciativas promovidas recentemente pela FIERGS no Rio Grande do Sul. A primeira foi a criação do Oportunidades na Indústria (OI), um portal gratuito de empregabilidade que conecta empresas e profissionais, facilitando a divulgação de vagas e o acesso a oportunidades de trabalho no setor industrial gaúcho.
Bier também ressaltou a realização do Futur.E, evento promovido na sede da FIERGS que reuniu milhares de jovens para debater educação, inovação e o futuro do trabalho, aproximando a nova geração das carreiras industriais e do universo da tecnologia. “O espaço demonstra como a cooperação entre empresas, instituições de ensino e pesquisa pode acelerar o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a indústria brasileira. Experiências como o Senai Park e iniciativas como o portal Oportunidades na Indústria e o Futur.E refletem o compromisso do Sistema Indústria com o futuro promovendo a inovação, a qualificação e o emprego”, destacou Bier.

