2008: um ano de expansão e conquistas

Com uma inovadora metodologia, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais objetiva a inserção das entidades de classe, empresas, empresários e sociedade civil na área de Responsabilidade Social.

BANCO DE ALIMENTOS - Ultrapassou em 2008 os 10 milhões de quilos de produtos arrecadados e distribuídos desde 2000. Conquistou o Prêmio Líderes e Vencedores da Assembléia Legislativa e da Federasul. Em setembro ocorreu o lançamento do site Clique Alimentos (www.cliquealimentos.com.br), que já arrecadou 57 toneladas.

BANCO DE LIVROS - O mais novo integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais foi lançado durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os 10 mil livros já arrecadados vão ser usados para a montagem de novas bibliotecas em comunidades carentes, presídios e municípios sem biblioteca.

BANCO DE REFEIÇÕES COLETIVAS - Em 2008, houve a adesão de mais 12 organizações doadoras, dentre elas Taurus, Grendene, Coca-Cola e Gerdau, totalizando 77. O aproveitamento do excedente das cubas dos refeitórios representou a distribuição de 680 mil refeições no ano.

BANCO DE MOBILIÁRIOS - Restaurou 122 móveis doados e beneficiou 40 postos de saúde de Porto Alegre. Repassou 44 camas de ferro para hospitais. Participou do Projeto Educação para Todos e recuperou móveis e armários de duas escolas estaduais, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

BANCO DE VESTUÁRIO - Recebeu 34,5 mil toneladas de resíduos de indústrias têxteis e de vestuários. O material foi repassado como matéria-prima para clubes de mães, grupos de terceira idade, associações comunitárias e igrejas.

BANCO DE COMPUTADORES - Recuperou e repassou 112 computadores para as instituições cadastradas. Também firmou parceria com o Senai para a realização de cursos de restauração de equipamentos a partir de 2009.

BANCO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO - O Banco, juntamente com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), desenvolveu cursos semi-profissionalizantes na área da Construção Civil. Repassou ainda 2.640 itens de materiais de construção para instituições do Terceiro Setor. Uma parte foi usada na recuperação de 40 postos de saúde da Prefeitura de Porto Alegre.

BANCO DE TECIDO HUMANO - Obteve neste ano o alvará nº 1 do País, sendo autorizado, junto ao Ministério da Saúde, a captar pele de pessoas falecidas. No ano, realizou 4.675 cirurgias restauradoras em jovens e adultos carentes, sem nenhum custo.

BANCO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS - Elaborou o Manual de Incentivos e Renúncias Fiscais existentes no País. O produto será distribuído a empresas, buscando incrementar aportes financeiros em projetos sociais. Através do seu trabalho foram captados recursos para a obra do Lar de Excepcionais Santa Rita de Cássia.

BANCO DE RESÍDUOS - O ano também marcou o início da implantação do Banco de Resíduos de Caxias do Sul e a expansão do projeto Bolsa de Recicláveis, que já teve a adesão de mais de 246 empresas gaúchas, além de grande número de sindicatos e associações comerciais.

BANCO DE VOLUNTARIOS - Funciona como o grande articulador de todos os Bancos Sociais, estimulando a participação de entidades como Rotary, Lions, Parceiros Voluntários, escotismo, diaconais e associações de funcionários. Ele estabelece a sinergia entre os presidentes dos 14 Bancos Sociais, conselheiros, mantenedores, parceiros e doadores.

BANCO DE DADOS - É responsável por todas informações, registros, controles e operacionalidade dos Bancos Sociais e mantém o cadastro de doadores e receptores. Emite notas fiscais de encaminhamento de doações, balancetes mensais, planos de logística, controles financeiros e relatórios de resultados.

BANCO DE ÓRGÃOS e TRANSPLANTES e BANCO DE MEDICAMENTOS - O Banco de Órgãos e Transplantes realizou 176 palestras, três seminários e três fóruns sobre o assunto, no Estado e no País. Já o Banco de Medicamentos iniciou estudos para implementar uma campanha de planejamento familiar, em parceria com prefeituras e laboratórios.

Publicado quarta-feira, 31 de Dezembro de 2008 - 0h00