Números são a base para ciência e tecnologia. E são eles que atestam o potencial da educação durante a 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@, promovida pelo Sistema FIERGS e ocorrida entre os dias 5 e 8 de novembro. Durante os quatro dias de atividades, foram 152 projetos em exposição – 148 de alunos Sesi e quatro de escolas públicas convidadas –,150 profissionais em campo, público superior a 8 mil visitantes e mais de 26 oficinas, palestras e experiências gratuitas. Tudo distribuído em área superior a 5 mil metros quadrados da nova Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho, em Canoas, inaugurada na última terça-feira (5).
De acordo com o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, a Mostra Com Ciênci@ cumpre o papel de estimular crianças, jovens e adultos a compartilhar, a interagir e a pesquisar usando a ciência, a tecnologia, a engenharia, as artes e a matemática – o intuito, afirma, é desenvolver projetos que resolvam problemas da sociedade. Complementarmente, simboliza a força da Educação ante os desafios impostos à sociedade, como foi o caso das enchentes de maio no Rio Grande do Sul, sendo Canoas uma das cidades mais atingidas.
“Esta edição, em especial, marca a inauguração do nosso novo complexo educacional de Canoas. E, também, é o nosso primeiro grande evento depois das enchentes que tanto afetaram o nosso Estado, especialmente nesta unidade, que serviu de abrigo, onde o Sesi-RS acolheu mais de 500 pessoas durante a crise climática. Agora, o local serve como um espaço de reconstrução para que sejamos mais resilientes e fortes”, pontua Colombo.
Para a gerente da área de educação do Sesi-RS, Sonia Bier, tanto a inauguração da escola em Canoas quanto a Mostra Sesi Com Ciênci@, consolidam um projeto de educação que a entidade vem desenvolvendo há mais de dez anos. O objetivo desse projeto é fortalecer as novas gerações para que eles possam encontrar soluções dos desafios de agora e do futuro.
“Quando tem tantos mil visitantes, mais de uma centena de escolas participando e professores assistindo as palestras, discutindo e ajudando a refletir sobre diferentes contextos, a gente sente que há um espaço a ser ocupado de uma forma qualitativa para auxiliar a fazer a reconstrução do Rio Grande do Sul, a fazer a transformação deste estado”, avalia Sonia, que acrescenta:
“A Mostra Sesi Com Ciênci@ tem sido uma oportunidade para demonstrar como é que os jovens podem contribuir para as mudanças e para a melhoria das questões da sua coletividade, do nosso estado e do país como um todo. Mas, neste momento, ela se reveste de um significado mais denso, que é o de unir as pessoas, as comunidades educativas, neste processo tão difícil, doloroso, mas também tão bonito e esperançoso que é reconstruir o nosso estado. Sob novas lentes, com o olhar e com a jovialidade dos nossos alunos. Isso é importante.”