Já a gerente de educação do Sesi-RS, Sônia Bier, destacou que, embora as tecnologias estejam presentes na vida e sejam criadas pelas pessoas, é preciso lembrar que “cabe ao criador desses dispositivos inserir traços de humanidade neles e não deixar se dominar por eles”.
Vale lembrar que a First Lego League não envolve apenas construir e competir com robôs. E, na temporada 2019/2020, o tema envolve a construção de cidades. Por isso, durante o evento de abertura, dois arquitetos foram convidados a apresentar insights relacionados a construções inteligentes, urbanismos e afins. Flávio Pardini, da Pardini Arquitetura e Engenharia, ressaltou que não existe uma definição única para smart city e que elas se complementam. “Ao criar um projeto voltado para um prédio inteligente, o ideal é ter uma equipe multidisciplinar, onde os mais diversos conhecimentos possam ser utilizados no projeto”, afirmou.
Essa apresentação fez parte das atrações do Sesi Com @Ciência, um grande encontro com foco em Educação. Estudantes, docentes e pesquisadores, junto os visitantes, se reúnem para expor, analisar e projetar o desenvolvimento do Brasil nesse tema. Ao longo dos dois dias, das 9h às 21h, são promovidos debates, vivências, apresentações, palestras e reflexões para o futuro.
Confira a programação aqui.