Ação Global reúne 13,6 mil pessoas em Rio Grande

A Ação Global 2014 realizada sábado (26) no Porto Velho, em Rio Grande recebeu 13,6 mil pessoas e registrou 35 mil atendimentos nas áreas de embelezamento, saúde, documentação, utilidade pública e cidadania, educação, cultura e lazer. Promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), juntamente com a Rede Globo, este ano o evento teve como tema "A Mulher e sua Importância para a Qualidade de Vida na Família". A Ação Global é realizada simultaneamente em todos os Estados do País.

O vice-presidente da FIERGS, Torquato Pontes Netto falou da importância do evento que integra a comunidade e o setor industrial. "É com satisfação que o vejo acontecer em Rio Grande", salientou. O diretor superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, enfatizou a união dos parceiros para "atender as necessidades da comunidade". O prefeito da cidade, Alexandre Lindenmeyer, também lembrou da articulação entre todos por uma pauta comum" a fim de buscar alternativas para a comunidade local".

Denise Tarouco tem 34 anos e está desempregada. Ela levou a filha Camila, de 5 anos, e acabou ficando a manhã toda. A menina se encantou com o Centro Cultural do Sesi e não queria ir embora. "Estou gostado muito e ela, mais ainda". O aposentado Cláudio Lopes fez teste de visão, glicemia e verificou a pressão. "Devia ter todos os anos", disse.

A Ação Global também levou esperança ao baiano Vinícius Batalha, de 24 anos. Atrás de emprego como soldador, Vinícius conseguiu a chance de trabalhar em Guaíba, onde uma empresa disponibilizou vagas na Feira do Emprego, promovida pelo Sine. "Eu quero trabalhar", disse.

A Ação Global ofereceu também gratuitamente maquiagem; corte de cabelo; análise capilar; higienização e hidratação facial e massagem relaxante, vacinação da influenza (idosos, paciente com doenças crônicas, gestantes, crianças de 6 a 24 meses e atualização do calendário vacinal para adultos, se necessário), orientações sobre HPV, DST e Aids; distribuição de preservativos; Teste da Orelhinha, orientação sobre amamentação e aleitamento materno, aferição de pressão arterial; verificação do IMC; teste de glicose, colesterol e triglecerídeos; campanha para doação de sangue; orientação sobre plantas medicinais; orientações de prevenção ao câncer de mama; informações sobre deficiência intelectual e ou múltipla; informações sobre dependência química e tratamento do uso de drogas e projeto de prevenção; orientação sobre a coluna; orientações de higiene bucal (escovódromos); orientação sobre vacinas (Secretaria da Saúde); teste de acuidade visual; encaminhamento de carteira de identidade, orientações e informações, emissão de certidão, guias de multas da Justiça Eleitoral; divulgação de cursos gratuitos (Pronatec), informações sobre alistamento, Orçamento Familiar, orientação e informação sobre direitos e deveres previdenciários, orientação jurídica, distribuição de mudas, recolhimento de material eletrônico, consulta Serasa e SPC, distribuição de sabão medicinal, exposição e oficina de artesanato, informações sobre conselho tutelar, aconselhamento psicológico, oficina de refrigeração, técnica de marcheteria, cadastro de currículos, informações sobre alistamento, oficina de reutilização de materiais, esclarecimentos sobre registro de marcas e patentes, hora do conto, oficinas do Programa Cozinha Brasil; divulgação de ações do Sesi e orientações a rede de atendimento da região; curso rápido de bolinho; Centro Cultural do SESI e oficina de informática; cadastramento de estudantes para estágios, orientações e encaminhamentos (IEL); Brinquedos e apresentações culturais e shows.

Publicado sábado, 26 de Abril de 2014 - 0h00