O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) promoveu esta semana uma capacitação com os robôs colaborativos e robôs móveis autônomos para 11 instrutores. Os equipamentos (cinco colaborativos e cinco autônomos) irão para as unidades de Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Gravataí.
Os robôs darão acesso aos alunos e docentes a tecnologias de processos fabris utilizados pela indústria 4.0. Os recursos são usados em cursos voltados às áreas de Mecatrônica, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Eletromecânica para o desenvolvimento da cultura relacionada aos processos desta nova indústria.
Os equipamentos integram a compra realizada pelo Senai, que inclui ainda 35 bancadas didáticas 4.0 e que já estão nas unidades. “O Senai prepara os melhores profissionais para os desafios do mercado de trabalho/Indústria capazes de contribuir às necessidades de uma sociedade que demanda, cada vez mais, por processos industriais voltados à tecnologia e à inovação”, explica o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.
Com este material a abordagem pedagógica passa a ser bem mais ampla, facilitando o entendimento de assuntos como robótica colaborativa, visão computacional, MES, Sistema supervisório, IHM, CLP, IoT, sensores industriais, gestão e gerencimento de energia, pneumática e eletropneumática, redes industriais, RFID, IO-Link, e cyber segurança.
Além de programar e simular todo o processo de manufatura, com produção de vários produtos, os estudantes têm a chance lidar com tecnologias como Internet das Coisas, realidade aumentada, realidade virtual, gêmeo digital, computação na nuvem, big data, integração de sistema.