Anpei e FIERGS promovem Conferência de Inovação Tecnológica

O secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, acredita que será possível cumprir a meta de aplicação de R$ 41 bilhões em investimentos em inovação no período 2007-2010 porque há uma mobilização por parte da rede ligada ao setor e das instituições de fomento. Segundo ele, neste ano, os investimentos em inovação e tecnologia deverão ficar próximos do equivalente a 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) e salientou que as empresas mais aparelhadas e com maior grau de conscientização da importância da inovação, "certamente saberão aproveitar melhor as oportunidades". A afirmação foi feita nesta segunda-feira, dia 8, na cerimônia de abertura da IX Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica, que será realizada até esta quarta-feira, 10, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre (RS).

A presidente da Anpei, Maria Angela do Rêgo Barros, salientou que inovação é um processo simples, mas que exige determinação. Segundo ela, a inovação sustentável é o caminho a seguir e exige uma consciência empresarial já que a nova ordem econômica é dirigida ao ser humano.

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, representando também o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, afirmou que "neste momento de turbulência mundial, o setor produtivo espera das autoridades lucidez no apoio a políticas que privilegiem o investimento em tecnologia e pesquisa. Esta decisão é imprescindível para o crescimento econômico do País. Inovar é um fenômeno que precisa de um ambiente propício para acontecer e esse ambiente se constrói com o investimento em vários fatores, principalmente, na educação. No cenário de intensa competição da economia globalizada, a sociedade deve entender que a educação e a inovação formam o binômio que definirá o futuro do Brasil", destacou.

Também participaram da abertura o secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz; a presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Lúcia Melo; o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Braga Acuri; o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu, e o diretor técnico do Sebrae nacional, Luiz Carlos Barbosa.

Confira a programação e mais informações sobre a conferência no site do evento.

Publicado segunda-feira, 8 de Junho de 2009 - 0h00