Área social é prioridade do Sesi-RS

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) realizou 11,5 milhões de atendimentos em 2008, nas áreas sociais, comerciais e em eventos institucionais, contabilizando um crescimento de 4% com relação ao ano anterior. Os números mostram ainda que foram atendidas mais de 6 mil empresas, sendo 4 mil indústrias, alcançando 328 municípios. Em 2008, os eventos Ação Global, Esporte Cidadania e Dia Nacional da Construção Civil, que contaram com a participação de 152 parceiros, prestaram 112 mil atendimentos a um público estimado de 48 mil pessoas. "Para 2009, nossa meta é aumentar ainda mais a atuação na área social, especialmente no que se refere às atividades educativas", explica o superintendente regional, Edison Lisboa.

EDUCAÇÃO

O Programa Educação para a Nova Indústria colheu expressivos resultados neste ano, com mais de 28 mil matrículas em cursos de Educação Continuada. A Consultoria para Educação de Qualidade atingiu 3 mil professores e 60 mil alunos, em uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação. Sua metodologia, elaborada pelo Sesi-RS, foi repassada para Piauí, Rondônia e Espírito Santo. Foram instalados 10 telecentros, que já atenderam jovens e adultos em educação a distância. Em 2009, a projeção é de crescimento de 68% em matrículas para educação básica, continuada e ações educativas. Também serão inauguradas 10 unidades do projeto Indústria do Conhecimento em diversas cidades gaúchas.

SAÚDE

A Campanha Indústria contra a Dengue foi realizada junto a 173 indústrias, envolvendo 82 mil pessoas e atingindo mais de 205 mil. Ainda na área de Saúde, 2,46 mil empresas foram beneficiadas pelo programa Saúde e Segurança no Trabalho e 244 pelo Ginástica na Empresa, atendendo 27,89 mil participantes. O Programa Indústria Saudável alcançou 8,86 mil trabalhadores de 47 empresas, com o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida. Entre as metas para 2009 estão a implantação do Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho e a avaliação de 35 mil trabalhadores no Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida e 40 mil no Saúde Visual.

LAZER

Entre as principais realizações da área de Lazer estão a implantação do projeto Centro Sesi de Arte e Cultura, que contou com 140 crianças, e a interiorização dos Concertos do Sesi, com a ópera La Serva Padrona, em parceria com a Fundarte de Montenegro, que teve oito apresentações para um público de 3,2 mil pessoas. Também estão foram destaques: olimpíadas estaduais do Sesi, com a participação de 1,23 mil atletas de 146 empresas, e os espetáculos no Teatro do Sesi, com uma platéia de 2,38 mil trabalhadores da indústria. Para o ano que vem, a área pretende implementar o programa Atleta do Futuro em 27 cidades, atendendo 6 mil crianças, além de ampliar o projeto Centro Sesi de Arte e Cultura.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

A participação de 55 empresas no Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho e a transferência de tecnologia do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família para quatro empresas uruguaias foram os diferenciais da área de Desenvolvimento Humano neste ano. Já, em 2009, a intenção é promover um seminário sobre Responsabilidade Social para apresentar novos produtos e adequar a metodologia do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas, a fim de atender pequenas e médias empresas.

COZINHA BRASIL

O projeto Cozinha Brasil atendeu 7,69 mil pessoas em 52 municípios em 2008, realizou cursos em parceria com a Susepe nas penitenciárias de Porto Alegre e Montenegro e a assinatura do termo de Cooperação Técnica entre o Sesi, a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério da Indústria e Comérco de Moçambique. No próximo ano, serão instaladas duas unidades fixas para a realização de educação alimentar em Santa Maria e Bagé, cursos em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social em unidades da região Metropolitana de Porto Alegre, priorizando a população beneficiada pelo Bolsa-Família, e assinatura do termo de cooperação técnica com o Paraguai e a Guatemala.

Publicado quarta-feira, 24 de Dezembro de 2008 - 0h00