Aumenta a confiança da indústria em janeiro

O industrial gaúcho começa o ano de 2012 com otimismo moderado em relação ao cenário econômico brasileiro. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado nesta terça-feira (31) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), atingiu 54,2 pontos em janeiro, em um total de 100 possíveis. O resultado representa o maior valor em seis meses e é mais de dois pontos acima aos 51,8 alcançados em dezembro. "Parte desta melhora pode ser atribuída à sazonalidade que ocorre por ser início de ano, aliada à redução da taxa de juros e dos estoques nas empresas", avalia o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. Porém, o indicador ainda se encontra 6,3 abaixo do total obtido no levantamento realizado no mesmo mês de 2011.

De acordo com o levantamento, para os participantes da pesquisa não ocorreram alterações significativas na situação atual da economia brasileira e das empresas. Para este item, o resultado foi de 48,6 pontos, maior valor em nove meses, três acima do observado em dezembro, mas inferior a 50, fato que indica que as condições pioraram, ainda que de forma menos intensa, no último semestre. Em janeiro, 22,4% das empresas avaliaram que as condições pioraram e apenas 10,4% afirmaram o contrário. Para o restante, não houve alteração.

O indicador que aponta a expectativa para a economia nacional e as empresas nos próximos seis meses cresceu em janeiro, atingindo 57 pontos, dois a mais na comparação com dezembro de 2011, refletindo um otimismo moderado. Mas segue bem abaixo dos 63,7 registrados no início de 2011. Para 26,9% dos empresários, o futuro é otimista para a economia brasileira, mas 14% estão pessimistas. A evolução do indicador das expectativas refletiu especialmente a reavaliação para melhor das grandes empresas (51,3 pontos para 56,9). Assim, os resultados sugerem que a indústria gaúcha deve continuar em ritmo fraco nos próximos seis meses, restringindo produção, investimentos e empregos, projeta Heitor José Müller.

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 pontos significa maior confiança e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012 - 0h00