Bancos Sociais superam metas

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, criada com o objetivo de transformar o excedente industrial em benefício coletivo, tem muitos motivos para comemorar as ações de seus 14 Bancos no ano de 2009. Com a campanha clique alimentos (www.cliquealimentos.org.br), do Banco de Alimentos, acessada por 500 mil internautas em 113 países, foram arrecadados 500 mil quilos de alimentos que, somados a outras doações, permitiram a distribuição de 250 mil quilos de doações mensais para 331 instituições, beneficiando 22 mil famílias. Já o Banco de Refeições Coletivas distribui mais de 400 refeições diárias, totalizando cerca de 680 mil no ano, excedentes de cubas de refeitórios industriais.

Outro destaque de 2009 foi o Banco de Resíduos, que contribuiu para a criação da primeira empresa de descontaminação de lâmpadas fluorescentes no Estado, e cadastrou na Bolsa de Recicláveis mais de 6,5 mil indústrias, com o objetivo de intermediar os negócios entre empresas que precisam comprar e empresas que oferecem materiais recicláveis para a venda, contribuindo com o meio ambiente.

O Banco de Tecido Humano, que soma 167 transplantes de queimados graves e mais de 11 mil serviços, obteve em 2009 a autorização do INSS para pagamento dos procedimentos médicos pelo SUS. Com a atuação do Banco de Mobiliários foram restauradas quatro escolas em Porto Alegre e doados 721 móveis. Juntamente com Senai-RS, foram realizados seis cursos semiprofissionalizantes, e formados 71 alunos. A mesma parceria estendeu-se para o Banco de Vestuários, capacitando, na área têxtil, 86 jovens e adultos. O Banco recebeu uma nova unidade em Caxias do Sul e já teve início a sua implantação no Litoral Norte, que deverá ser inaugurada em 2010. No total foram produzidas 3,5 mil toneladas de roupas, repassadas para hospitais e instituições e arrecadadas 60 toneladas para atender as vitimas de enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O ano foi importante também para o Banco de Livros, que realizou, em 2009, uma importante campanha no segmento cultural. A ação tem como meta arrecadar 500 mil livros, e no primeiro mês foram contabilizados cerca de 300 mil exemplares. Lançada durante a 55ª Feira do Livro, a campanha tem a colaboração do escritor Luis Fernando Verissimo. Depois de classificados, limpos e catalogados, os livros doados vão compor bibliotecas de diversas instituições do Rio Grande do Sul.

Publicado quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009 - 0h00