Brasil e Estados Unidos iniciam laboratório em inovação

Maior mobilidade e comunicação entre universitários, jovens doutores, empresas, professores e governantes. Essa prática norte-americano deve ser seguida pelo Brasil, afirmou o vice-presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) e coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, Ricardo Felizzola, durante o I Laboratório Brasil-EUA de Aprendizagem e Inovação 2009. Ele explicou que o País precisa buscar nos Estados Unidos formas de aproveitar melhor os ativos da inovação. "O Brasil conta hoje com 30 mil jovens doutores. São pessoas com formação de excelência, mas que necessitam ter uma educação empreendedora", disse ele.

O evento, que tem como subtítulo A Pesquisa e o Desenvolvimento como a Semente para a Inovação, foi realizado nesta quarta-feira, na sede da FIERGS e foi o primeiro de uma série de seis laboratórios que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Conselho de Competitividade dos EUA (CoC) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), organizarão este ano, alternadamente, no Brasil e nos Estados Unidos. A iniciativa tem, como parceiros locais, o Sistema FIERGS, através do seu Conselho de Inovação e Tecnologia e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), e o governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O resultado dos seis laboratórios contribuirão para os debates da 2ª Conferência sobre Inovação Brasil-EUA, que ABDI, CoC e MBC realizarão em 2010 na Universidade de Georgetown, em Washington. O primeiro congresso (1st US Brazil Innovation Summit) foi realizado em julho de 2007, em Brasília.

"Nossa intenção é construir uma agenda de pautas e temas", esclarece o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal. Ele comenta que biocombustíveis, grandes mercados e a crise global são assuntos que têm sido debatidos. "Os Estados Unidos já tem a inovação na sua cultura e é isso que precisamos aprender com eles. Transformar as ideias em negócio", destaca.

O presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, salienta a importância dos laboratórios para já começar uma parceria nesta área "para que possamos discutir avanços e aprofundar a colaboração com foco na inovação". Ele citou como prioridade a educação. "Não só o conhecimento das universidades, mas de agências como a ABDI, que devem ser compartilhados com o setor privado e chegar ao mercado", afirmou. Os participantes do evento também realizarão visitas técnicas nesta quinta-feira (23).

Publicado quarta-feira, 22 de Abril de 2009 - 0h00