Campanha pela educação do Sistema FIERGS recebe Top de Marketing ADVB

O Sistema FIERGS, formado por Sesi, Senai e IEL, liderou uma grande campanha institucional pela melhoria dos índices da educação formal no Estado, reforçando a ideia de que essa tarefa não deve ser protagonizada apenas pelo poder público. A iniciativa recebeu o Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS), nesta segunda-feira (26), em duas categorias: Especial (Top Sustentabilidade) e Segmento de Mercado (Entidades, ONGs e Associações). De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, o objetivo foi disseminar conceitos e estimular práticas que promovam o desenvolvimento de uma economia baseada em processos sustentáveis.

A campanha "Educar para Transformar", que mobilizou associados, sociedade e governos, pode ser considerada sob dois aspectos: Como inovar em um contexto educacional de baixos investimentos e resultados insuficientes? E como fazer a diferença em um cenário em que a educação formal se mostra despreparada para dotar o País de um capital intelectual compatível com suas necessidades?

Iniciada em 2010, a campanha teve três fases distintas e atingiu o número expressivo de 7,9 mil inserções em rádio, TV, impressos e mídia externa em 18 meses, demonstrando a importância do tema. A meta de mudar a percepção das autoridades públicas estaduais e municipais sobre a urgência em melhorar os índices da área em dois anos foi atingida. A iniciativa chamou a atenção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, que vai replicar a campanha por um ano. Nesses dois anos, o Brasil também se mobilizou pela educação, tanto na esfera federal quanto na estadual. O Programa Todos pela Educação e o Pacto Gaúcho pela Educação, do qual a FIERGS integra o comitê gestor, são exemplos disso.

Publicado Terça-feira, 27 de Novembro de 2012 - 0h00