Você está aqui

Certificação Digital será implantada pela Aladi

A Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), com sede no Uruguai, realizou um encontro, na terça e quarta-feira, para debater o projeto de digitalização de certificados de origem. A FIERGS, que integrou a delegação do governo brasileiro, já tem uma plataforma preparada para receber o módulo digital proposto.

O Sistema de Certificação de Origem Digital terá como principal objetivo eliminar o uso do meio físico (emissão em papel) do processo, o qual passará a ser virtual, com validação a partir da identificação digital. A plataforma piloto da Aladi já começará ser estruturada e deverá ser testada em aproximadamente 90 dias. A ferramenta terá reconhecimento legal entre os 12 países membros da Associação (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Cuba, México, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela).

A Aladi foi criada em 1980, através do Tratado de Montevidéu, e tem como meta a criação de um mercado comum latino-americano mediante a concessão de preferências tarifárias regionais e a assinatura de acordos de alcance parcial.

Publicado quinta-feira, 5 de Março de 2009 - 0h00