CNI lança programa Educação para a Nova Indústria no RS

Serão investidos R$ 10,45 bilhões na formação de 16 milhões dos alunos

O programa Educação para a Nova Indústria, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi lançado no Estado nesta quarta-feira (17), na sede da FIERGS. O objetivo é preparar o trabalhador brasileiro e torná-lo a base do desenvolvimento do novo parque fabril nos próximos anos. "É a mais arrojada iniciativa de inclusão e evolução social sustentada do Brasil", destacou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, na cerimônia de lançamento, que reuniu mais de mil pessoas no Teatro do Sesi.

Em três anos, a CNI investirá R$ 10,45 bilhões na formação de mais de 16 milhões de alunos através do Sesi e do Senai. No Estado serão aplicados, até 2010, R$ 388 milhões. "Vamos gerar no Rio Grande do Sul 749 mil matrículas. Os cursos serão desenvolvidos em todos os níveis, desde o ensino básico e continuado, através do Sesi; passando pela formação profissional do Senai, incluindo seus cursos superiores; e somando a educação executiva e o empreendedorismo sob a execução do Instituto Euvaldo Lodi, também integrante do Sistema FIERGS", explica Paulo Tigre.

A idéia é que o conhecimento adquirido pelos trabalhadores através do Sesi sirva de alicerce para o ensino profissionalizante, técnico e superior, que será efetuado pelo Senai, já que no próximo triênio devem ser criados mais de 1 milhão de novos empregos nas fábricas nacionais, sendo que 40% são postos de trabalho que exigem a formação técnica. "As empresas são as pessoas e o objetivo do programa é exatamente este: investir em pessoas", salienta o industrial.

Os números da iniciativa no Brasil, que faz parte do Mapa Estratégico da Indústria, incluem ainda a aquisição de 28 mil computadores, 830 mil livros, a montagem de 510 laboratórios de ciência, além de milhares de bolsas de estudo para a qualificação do corpo docente. "A inovação no setor industrial implica também inovar em conteúdos e métodos de capacitação. Por isto, os investimentos a serem realizados vão contemplar a reciclagem de professores e o reequipamento das unidades Sesi e Senai", afirma o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O evento contou com a presença de autoridades estaduais dos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Publicado quarta-feira, 17 de Outubro de 2007 - 0h00