A analisa de Inteligência Comercial da FIERGS, Marina Finestrali, falou sobre a irreversibilidade da inteligência artificial e a importância das empresas desenvolveram uma cultura de dados. “Não se trata mais das empresas aderirem ou não a inteligência artificial, mas sim, de como fazer isso da forma mais acessível. Enquanto FIERGS, nosso objetivo é sempre buscar trazer para perto das empresas conhecimento atualizado e avançado e traduzi-lo de uma forma que seja acessível para ajudar a nossa indústria a ser mais competitiva”, afirma.
O segundo painel, “Casos Reais de IA no Comex: da inteligência operacional ao relacionamento com clientes”, apresentou exemplos concretos de como a tecnologia tem sido usada para acelerar operações, fortalecer o atendimento ao cliente e otimizar processos industriais. O professor PHD João Capelli explanou sobre o uso prático de inteligência artificial, especialmente em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) em empresas que atuam com comércio exterior. Ele reforçou que ferramentas como o ChatGPT já podem ser aplicadas de forma acessível para tarefas como análise de documentos, geração de relatórios, atendimento automatizado e pesquisa de mercados internacionais. Segundo o palestrante, essas tecnologias oferecem mais eficiência, segurança e escalabilidade.
O evento também contou com a participação do economista da FIERGS, Maicon Ribeiro, do engenheiro da Ável Empresas, Bruno Mallmann, e do especialista em IA do Instituto Senai-RS, João Valiati.
Foto: Leonardo Dalla Porta