Confiança da indústria gaúcha diminui, mas fica acima da média histórica

O otimismo do industrial gaúcho em novembro teve uma redução de 2,1 pontos em comparação a outubro. Numa escala de 0 a 100 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) alcançou o valor de 58,6 pontos. Apesar da redução, o indicador medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) apontou que os empresários seguem confiantes em relação à economia brasileira e estadual e com seus negócios.

A confiança dos empresários está 1,1 ponto acima da média histórica (57,5 pontos). O otimismo dos industriais reflete a conjuntura econômica brasileira atual, considerada pela maioria como favorável. E, como um indicador antecedente, sinaliza que as empresas gaúchas seguirão, num ritmo menor, contratando, investindo em suas unidades e adquirindo insumos e matéria-prima, com reflexos positivos sobre toda a economia.

A redução da confiança em relação ao mês anterior foi determinada, principalmente, pelas grandes empresas, atingindo 57,2 pontos (6,6 abaixo de outubro). O mesmo comportamento se repetiu, apesar de uma menor intensidade, entre as pequenas. Por outro lado, os empreendimentos de porte médio aumentaram o seu otimismo em 2,0 pontos.

O diagnóstico dos empresários é de que as condições atuais da economia e dos negócios estão boas, mas menos favoráveis do que estavam nos últimos seis meses (53,9 pontos). Para 24,2% dos entrevistados a situação melhorou e para 10,1% piorou, enquanto 65,7% responderam que não houve alteração.

Quando é avaliada a expectativa para os próximos seis meses, o grau de otimismo é maior (60,9 pontos), mesmo ficando 2,0 pontos a menos em comparação com a pesquisa realizada em outubro. Dos industriais pesquisados, 40,5% apostam num cenário positivo para o futuro da economia brasileira, 52,7% acreditam na continuidade do atual quadro e 6,8% aguardam uma piora.

Publicado quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010 - 0h00