Conselho de Comércio Exterior realiza interiorização

Empresários, autoridades,lideranças locais e integrantes do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS (Concex) participaram, na quinta-feira e sexta-feira, da interiorização na Região Sul do Estado. Em Rio Grande, dia 18, a comitiva visitou a superintendência do Porto do Rio Grande. No encontro, foi apresentado um panorama das obras de modernização, entregues em 2005, nas quais foram investidos R$ 25 milhões. "O Porto tem dois quilômetros de extensão e as obras foram feitas em 450 metros. Temos previsto um investimento de R$ 84 milhões do governo federal para o restante", explicou o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco.

Ele destacou ainda outro importante projeto: o aprofundamento do calado, que irá passar de 14 para 18 metros. "Isso aumenta a capacidade de carga e nos torna muito mais competitivos", explicou . As obras deverão começar no próximo mês e concluídas em dois anos. Ainda no porto, o grupo visitou o Tecon, terminal de containers, que opera desde 1997.

Para identificar temas estratégicos e as demandas da região, os dirigentes participaram de uma reunião na Câmara de Indústria e Comércio do município. A eficiência na gestão portuária foi o tema da palestra apresentada pelo presidente da ABTP-Sul, Wilen Manteli. "Precisamos de um novo modelo de gestão portuária, com autonomia administrativa, financeira e operacional, com visão empresarial, desvinculada de interferências político-partidárias e focada na eficiência, qualidade e redução de custos", destacou.

"Aqui em Rio Grande nosso foco são as demandas do Porto e muito se tem a fazer na área da logística. Vamos discutir e ver de que forma poderemos contribuir para o desenvolvimento portuário", comentou o coordenador do Concex, Cezar Müller. Também participaram do encontro o vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Rio Grande, Paulo Somensi, o vice-prefeito, Adinelson Troca; o superintendente adjunto da Receita Federal, Marcelo Ramos Oliveira; o deputado federal , Adilson Troca; o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, e o representante do Itamaraty no RS, embaixador Cláudio Lyra.

Já na abertura da reunião em Pelotas, dia 18, o coordenador do Concex, Cezar Müller, alertou sobre a queda de 30% nas exportações gaúchas. "Precisamos de projetos de longo prazo focados na infraestrutura. O incremento do comércio exterior está diretamente ligado à eficiência e competitividade da nossa indústria. E nosso sistema é pouco eficiente", avaliou.

"Devido à colonização diversificada, perdemos a vocação de exportador, Pelotas se transformou em uma cidade industrial e comercial", explicou o prefeito do município,Adolfo Fetter Júnior. Ele citou ainda alguns obstáculos que dificultam o crescimento do município: a duplicação da BR-392, que deveria ter começado em junho de 2007; a inclusão de Pelotas na Rota das Missões Internacionais; e mais investimentos no porto da cidade. "Precisamos dinamizar o porto de Pelotas, do contrário não adianta falarmos em comércio exterior", finalizou.

O encontro foi realizado no Centro das Indústrias de Pelotas e teve ainda as presenças do presidente do Centro das Indústrias de Pelotas, Paulo Chaves Leite; do vice-presidente regional do CIERGS, Pedro Antônio Garcia Leivas Leite; do presidente da Bolsa Continental de Mercadorias, Fernando Estima; do reitor da UFPEL, Antônio César Borges; da representante da UCPEL, Jabr Omar; e do gerente geral do Banco do Brasil, Neuclides Fabris.

Publicado sexta-feira, 19 de Junho de 2009 - 0h00