Desempenho da indústria gaúcha cresce 4,6% no primeiro semestre

É o sexto mês consecutivo de ascensão

O Índice de Desempenho da Indústria do Rio Grande do Sul (IDI-RS), medido pela FIERGS, registrou crescimento de 4,6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2006. O IDI-RS foi influenciado principalmente pelas compras (8,7%) e vendas (7,3%). As demais variáveis apresentaram os seguintes resultados: pessoal ocupado (0,9%), horas trabalhadas na produção (2,5%), Utilização da Capacidade Instalada (3,7%). O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, afirmou, ao divulgar o resultado, que o início da recuperação se dá pelo aumento das exportações, melhora do mercado interno e pela boa safra agrícola, lembrando que os números poderiam ser ainda mais altos, se não houvesse as restrições impostas pelo câmbio. "Ainda não conseguimos recuperar as perdas de 24 meses consecutivos de queda entre 2005 e 2006", salientou.

Das indústrias pesquisadas, 68,3% aumentaram suas vendas no primeiro semestre, sendo o melhor resultado desde janeiro de 2003. Todos os setores estão crescendo, com exceção de edição/impressão (-4%) e material eletrônico (-8,5%). Os melhores desempenhos no semestre são máquinas e equipamentos (15,3%), veículos automotores (10,9%) e produtos químicos (5,2%).

Com relação ao mercado de trabalho, Paulo Tigre explicou que não se recupera com tanta rapidez quanto as variáveis mais ligadas a produção: compras e vendas. "Os setores com mão-de-obra mais intensiva, como couros e calçados e móveis, ainda estão negativos em pessoal ocupado, sendo respectivamente -2% e -3,1%", destacou. Já os segmentos que estão contratando mais são máquinas e equipamentos (6,7%), veículos automotores (3,3%) e metalurgia básica (5,2%). Do total de indústrias pesquisadas, 54,7% têm nível de emprego acima do ano passado.

Publicado Terça-feira, 7 de Agosto de 2007 - 0h00