Foram aprovadas 12 ideias de indústrias de Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha e Flores da Cunha para serem transformadas em projetos no primeiro ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria. Essa é a terceira edição da iniciativa promovida pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo é promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria do RS.
O edital disponibiliza recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto. Além de recurso financeiro, os projetos aprovados têm acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança da empresa. Os projetos aprovados terão ainda uma capacitação e mentoria em Propriedade Intelectual, por meio do INPI.
NOVA OPORTUNIDADE
O novo ciclo da terceira edição do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria segue com inscrições abertas até 3 de maio. Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Não podem estar inadimplente com alguma das instituições ou Sebrae, não ter débitos fiscais e não ter dirigente com vínculo profissional com algum dos entes do edital.
As ideias podem ser enquadradas nas seguintes linhas: Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas a Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho (Sesi).
As empresas interessadas devem submeter suas ideias por meio do endereço www.egii.com.br.
Conheça as ideias aprovadas no primeiro ciclo e os respectivos institutos e centros que vão desenvolver o trabalho junto às indústrias: