Educação Empresarial pauta ações do IEL-RS

A educação empresarial e a inovação são os objetivos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) para 2012. "A mobilização de empresas, capacitação e planos de gestão integram fortemente a atuação do IEL-RS no próximo ano", explica a superintendente da instituição, Elisabeth Urban. As metas são mobilizar 800 micro e pequenas empresas e capacitar cerca de 500 MPEs e 70 de médio e grande porte para que elaborem planos de inovação. Há ainda a área de Gestão de Talentos, que articula programas e projetos que aproximem empresas, instituições de ensino e estudantes. Para o próximo ano, o Programa Trainee Modelo Aberto IEL, concebido com foco nas peculiaridades das médias empresas, irá implantar e gerenciar esta prática organizacional, tradicionalmente desenvolvida por grandes corporações. Em relação à Educação Empresarial, Elisabeth destaca as parcerias do IEL com a Insead e com a HSM, e estão sendo negociadas novas parcerias para um Programa Internacional "voltado à média gerência".

Além destes, o IEL-RS incluirá em seu cronograma de atividades para o desenvolvimento empresarial o Meeting de Inovação em Alimentos, com foco em agronegócios, o 1º Meeting de Gestão, o MBA em Gestão de Organizações Inovadoras, o 5º Congresso Internacional de Inovação, a Estruturação e Operação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do Rio Grande do Sul, o Programa de Propriedade Intelectual.

Em 2011, o IEL-RS prestou 1,8 mil atendimentos para empresas industriais, com um índice de satisfação de 96%. Foram 11 mil inscrições para programas de atualização, onde se destaca o 4º Congresso Internacional de Inovação, que teve um público de 1,8 mil pessoas. Os programas de capacitação para empresas receberam 330 inscrições e 3,3 mil estudantes participaram de programas de atualização e capacitação, sendo que o Banco de Talentos recebeu 23,6 mil registros.

Além do Congresso de Inovação, também foram destaques o lançamento do Programa de Trainee Aberto, o encerramento do primeiro Programa de Qualificação de Fornecedores, o Programa de Desenvolvimento Associativo, com atividades em diversas regiões do Rio Grande do Sul, o Meeting de Alimentos e o de Gestão de Pessoas, e os Diálogos para o Futuro, que aproximaram ainda mais as empresas e universidades do IEL.

Outro ponto alto foi o Programa de Excelência em Liderança com a Stanford Graduate School of Business, uma das três melhores escolas de negócios do mundo, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), em parceria com o IEL Nacional, que reuniu 45 CEOs durante três dias em Bento Gonçalves. Em 2012, outro curso nesse mesmo formato será oferecido, agora com a Escola de Negócios Insead, da França.

Publicado sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011 - 0h00