Empresários em Cingapura conhecem oportunidades de negócios com o RS

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, apresentou terça-feira (23) o potencial do setor industrial gaúcho na 5ª edição do Latin Asia Business Fórum, que ocorreu em Cingapura. Durante encontro realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com investidores asiáticos, Tigre detalhou a transformação que o Estado vem passando no setor produtivo, agregando segmentos industriais inovadores. "Estamos desenvolvendo vários pólos, como o da indústria naval, de celulose, biocombustíveis, alcoolquímica, alimentos funcionais e uma cadeia eletroeletrônica, pois já fabricamos chips através de uma empresa pública, nos moldes da Petrobras - a Ceitec. Há, portanto, uma Nova Economia em movimento", afirmou.

Tanto do ponto de vista geoeconômico quanto geopolítico, argumentou Tigre, o Brasil tem uma grande expressão na América Latina. E, no caso do Rio Grande do Sul, "a localização geográfica e a diversidade da produção industrial, assim como a vocação exportadora apoiada e atestada pela Apex-Brasil, coloca o Estado numa posição estratégica em relação ao Mercado Comum do Sul". O industrial destacou também que foi dado um passo importante de aproximação com a Ásia durante o Fórum. A FIERGS e a Federação de Negócios de Cingapura, que reúne 15 mil fábricas, assinaram um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding - MOU). "Esta ação será a base de uma promissora cooperação que as duas entidades multiplicarão em novas oportunidades para as respectivas economias", salientou Tigre em sua apresentação.

De acordo com dados da Apex-Brasil, as demandas crescentes no continente asiático conduzem as exportações de commodities e produtos baseados em produção de energia na América Latina. Já, as vendas de produtos eletrônicos, maquinários e de telecomunicação da Ásia para os países latinos vêm aumentando substancialmente. Esse fluxo de comércio e investimentos, aliado a um fortalecimento de relações políticas bilaterais, ressaltam o enorme potencial para transações mais significativas entre os dois lados. Em Cingapura estão programadas visitas técnicas, workshops e reuniões de negócios.

Comércio Rio Grande do Sul-Cingapura

O Rio Grande do Sul exportou US$ 79,8 milhões para Cingapura em 2007, um crescimento de 54,4% em relação a 2006. Na mesma base de comparação, as importações atingiram 4,4 milhões, uma queda de 72,5%. O declínio ocorreu devido ao recuo de mais de 90% nas compras de discos e fitas magnéticas.

Publicado Terça-feira, 23 de Setembro de 2008 - 0h00